10 toneladas de armas e munições da 2a Guerra Mundial apreendidas na França

blank
A grande maioria das armas apreendidas estão submetralhadoras Sten 9mm de fabricação britânica. Imagens via Policia Judiciária de Lyon/France.

10 toneladas de armas antigas foram apreendidas na cidade de Annecy, no centro-leste da França, e estavam em poder de um traficante de origem magrebina que roubou um pesquisador da Segunda Guerra Mundial. A polícia agora investiga se parte das armas vendidas pelo traficante podem estar em mãos de grupos/células terroristas islâmicas menores na França ou apenas nas mãos de gangues de traficantes locais.

A polícia judiciária de Annecy prendeu um indivíduo suspeito de tráfico de armas. O homem, na casa dos vinte anos, estava recondicionando armas da Segunda Guerra Mundial encontradas em uma casa abandonada. No total, dez toneladas foram apreendidas.

Ao abrir uma investigação preliminar sobre um homem suspeito de tráfico de armas, os investigadores da Polícia Judiciária de Annecy estavam longe de imaginar que acabariam apreendendo 10 toneladas de pistolas, subetralhadoras e farta munição (entre outros tipos de armas e explosivos) da Segunda Guerra Mundial.

Tudo começou com informações enviadas aos ouvidos da Polícia Judiciária, segundo as quais um indivíduo estava envolvido na venda ilegal de armas de fogo em Annecy. O homem, na casa dos vinte anos, já havia cumprido penas na prisão por atos de violência e extorsão entre outros crimes menores.

Após uma rápida investigação para corroborar esses fatos, os investigadores foram para a casa do criminoso em 4 de dezembro com a ajuda do RAID (Grupo de de intervenção de elite da Polícia) de Lyon.

Durante a prisão, a polícia descobriu 9 armas, incluindo três metralhadoras, três pistolas automáticas e três revólveres de cano. Essas armas, datadas da Segunda Guerra Mundial, mas em perfeito estado e funcionais, atraem a curiosidade dos investigadores. Como o suspeito as conseguiu?

blank

Agora sob custódia policial, o jovem reconhece parcialmente os fatos e, em seguida, conduz os investigadores até garagens de uma casa abandonada, localizada na zona industrial de Vovray. É aqui que a polícia encontra dezenas de armas antigas. “ Tivemos que fazer duas viagens para transportar tantos material , diz o comissário Guillaume Fauconnier, chefe da Polícia Judiciária de Savoy.

No total, foram apreendidas 10 toneladas de armas, uma tonelada de munições de caça, 300 quilos de munições militares. e vários recipientes de pó e explosivos “. Porém as armas não foram detalhadas pela Polícia, mas por base em fotos divulgadas superficialmente pelos jornais locais foram identificadas pistolas Colt 45, Walter 9mm, submetralhadoras Sten 9mm, fuzis Garand e outros modelos não identificados, o que evidencia uma coleção de armas impressionantes e de grande valor històrico.

Essa armada pertencia ao dono da casa adjacente, um idoso hospitalizado, que já foi armeiro e curador do museu das Três Guerras. Apaixonado por armas de fogo, ele reuniu dezenas de modelos em sua coleção. “ Desde a hospitalização do proprietário, esta casa está ocupada por toxicodependentes e pessoas em situação de privação , acrescenta o comissário. É provável que o nosso vendedor a tenha visto quando saiu da prisão. Aproveitando o seu conhecimento sobre armas, ele as recolheu, limpou, colocou de volta em condições e os vendeu com a munição da época . “

blank

Uma apreensão delicada

Para esta apreensão extraordinária, os investigadores da Polícia Judiciária foram assistidos por especialistas em balística do Instituto Nacional de Polícia Científica. Deminers de Lyon, bem como a 27ª Brigada de Caçadores Alpinos também forneceram ajuda logística para proteger o local e destruir as armas.

Devido as novas leis de restrições de divulgações de imagens de ações policiais na França, não forma divulgadas imagens mais detalhadas do armamento, munição e outros ítens apreendidos na ocorrência.

Desde esta apreensão extraordinária, o suspeito encontra-se detido enquanto aguarda o julgamento no dia 28 de dezembro.

blank blank blank blank blank blank blank

 

  • Fonte: France 3 Region Auvergne/Rhône-Alpes com informações suplementares La Tribune Le Progress, via redação Orbis Defense Europe.

Link para a matéria original France 3:

https://france3-regions.francetvinfo.fr/auvergne-rhone-alpes/haute-savoie/annecy/10-tonnes-armes-anciennes-saisies-annecy-trafiquant-volait-passionne-seconde-guerre-mondiale-1906086.html?fbclid=IwAR3yGV_rsQm8ScxJSynScOxvK37rjQ6zDVDezooV0S2oCHIirsjiZmgOYIM