Tecnologia de imagem de satélites ajudando nas operações de busca e salvamento em Brumadinho

Pontilhão de linha férrea destruído pelo impacto da lama, imagem via SpaceWill & TecTerra.

Participando do esfoço para colaborar com as operações de busca e salvamento conduzidas pelos Bombeiros, Defesa Civil e Forças Armadas, a empresa mineira TecTerra Geotecnologias juntamente com a operadora chinesa SpaceWill divulgaram imagens do satélite SuperView-1 da área diretamente afetada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho/MG para utilização de todos os envolvidos nas operações em Brumadinho-MG.


A imagem  foi adquirida no dia 30 de Janeiro de 2019, 5 dias após o desastre e abrange toda a área afetada diretamente pelo evento. Nela vemos a barragem que se rompeu, a varzea do Córrego do Feijão ocupada pela lama, benfeitorias e estruturas de engenharia destruídas.

Com a imagem é possível avaliar e quantificar os danos ambientais provocados pelo rompimento da barragem da Vale ocorrido no dia 25 de Janeiro de 2019. Além disso ela pode ser utilizada em caráter humanitário ao auxiliar nas buscas.
O satélite SuperView-1
 
O satélite SuperView-1 da operadora chinesa SpaceWill foi lançado em 26 de dezembro de 2016 e posteriormente em 9 de Janeiro de 2018 foram lançados mais dois satélites SuperView-1. Até o final de 2022 a constelação estará completa e terá 16 satélites com as mesmas especificaçoes técnicas.
 
O SuperView-1 fornece imagens de satélite com alta resolução espacial (50 centímetros) nas bandas RGB e IR. Isto possibilita que sejam realizadas análises em grandes áreas com alto nível de detalhes. 
Veja em nosso site mais informações sobre o SuperView-1 https://tecterra.com.br/imagens-de-satelite/imagem-de-satelite-superview/
 
SV1 Pontilhão de linha férrea destruído pelo impacto da lama
 
SV2 Cultivos agrícolas destruídos pela lama
SV3 Barragem da Vale após o rompimento
 
SV4 Encontro do Córrego do Feijão com o Rio Paraopeba
 
SV5 Lama após o rompimento da barragem
Todas as imagens foram gentilmente cedidas pela empresa TecTerra.
 
Sobre a TecTerra:   
A TecTerra Geotecnologias é revenda autorizada das imagens e produtos da operadora chinesa SpaceWill. 
A TecTerra é uma empresa sediada em Nova Lima/MG focada em serviços e soluções de Observação da Terra e Sensoriamento Remoto para diversos mercados.Para mais informações acessem www.tecterra.com.br
Com informações da TECTerra via Redação Orbis Defense Europe.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below