11 de junho – Data Magna da Marinha

A Batalha Naval do Riachuelo foi o maior conflito na história da América do Sul, deixou um legado de união, solidariedade e superação aos brasileiros, com emprego das Forças Armadas e plena mobilização da nossa sociedade.

A Batalha Naval do Riachuelo, evento decisivo e vitorioso, ocorrida em 11 de junho de 1865, foi marcada pela bravura de aguerridos marinheiros e fuzileiros navais, que, incentivados pelos célebres sinais de Barroso.

“O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa”, superaram adversidades de toda ordem, muitos deixando suas vidas em combate.

Por conta desse episódio histórico, no dia 11 de junho é celebrado Data Magna da Marinha, onde os feitos heróicos daqueles homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam.

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, destaca em suas palavras da Ordem do Dia que: “Somos homens e mulheres, de várias idades, de diferentes origens sociais, juntos, no mesmo barco, com a alma tão forte, como a daqueles de outrora. A Marinha é do povo brasileiro, de cada cidadão que se orgulha da “MINHA, da SUA, da NOSSA MARINHA”.

Esse slogan representa a presença da Marinha na vida de cada um dos brasileiros, garantindo nossa soberania nacional! Trabalhamos para garantir o seu presente e futuro, com segurança e comprometimento. Nossos heróis são forjados nas águas como aqueles que há 156 anos venceram a Batalha Naval do Riachuelo.

A missão da Marinha do Brasil (MB) é defender os interesses da nação, mar a fora e rio adentro, oferecendo pesquisas, segurança e esperança a milhões de brasileiros. O slogan representa a presença da MB na vida de cada um dos brasileiros, garantindo nossa soberania nacional!

Trabalhamos para garantir o seu presente e futuro, com segurança e comprometimento. Nossos heróis são forjados nas águas como aqueles que há 156 anos venceram a Batalha Naval do Riachuelo. Nossa missão é defender os interesses da nação, mar a fora e rio adentro, oferecendo pesquisas, segurança e esperança a milhões de brasileiros.

Leia abaixo a Ordem do Dia.

blankblank