2.º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral completa 32 anos de criação

Criado pelo Decreto nº 93.274, do então Exmº Sr. presidente da República, José Sarney, em 18 de setembro de 1986. Tendo iniciando suas atividades como Núcleo (NuEsqdHU-2) em 25 de março de 1987, sendo ativado como 2.º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esqd HU-2) em 25 de fevereiro de 1988. Tem por missão. “Aprestar os meios subordinados no cumprimento das tarefas que lhe são inerentes no âmbito das Operações Navais a fim de contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval”. No início das suas operações teve na aeronave UH-14 Super Puma (Pégasus), o seu bastião.

Fuzileiro em Ação. Foto: Marinha do BRasil

Com o Super Puma, o esquadrão se capacitou para as mais diversas missões, principalmente no: transporte de tropa, lançamento de Paraquedistas e de Mergulhadores de Combate, guarda de aeronaves a bordo do NAe São Paulo, esclarecimento marítimo e operações de Busca e Salvamento (SAR). O transporte de tropas, sempre foi e será um dos principais empregos atribuídos ao HU-2, que confere à tropa de Fuzileiros Navais uma maior mobilidade e eficiência. A partir de 1987, foram recebidos pelo Esquadrão, seis helicópteros Eurocopter AS-332 F1. Em 1994, foram adquiridos mais dois AS 532 Mk1, similares aos anteriores.

Em 2008, o Ministério da Defesa assinou com a Helibras um contrato para construção de 50 helicópteros EC-725 (H 225 M) Super Cougar. Pelo contrato firmado a Marinha do Brasil, fora comtemplada com 16 aeronaves, sendo que 08 unidades terão capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), Combate SAR (C-SAR), Busca & salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica. E outras 08 unidades com capacidade para missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais.

No dia 18 de abril de 2011, a aeronave Super Cougar EC-725BR pousou na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia integrando-se ao 2º Esquadrao de Helicópteros de Emprego Geral. Foto: Marinha do Brasil

Em 2011, a Marinha do Brasil recebeu a primeira unidade do modelo EC725 da empresa francesa EUROCOPTER (agora Airbus Helicópters). Todas as aeronaves estão integradas ao 2º Esquadrão de Emprego Geral (HU-2). Com o descomissionamento do NAe São Paulo o esquadrão passou a operar a bordo dos NDD´s (Rio de Janeiro, Ceará, Mattoso Maia e Garcia D’Avila) no decorrer das operações aéreas. Com a chegada do NDM Bahia em 2016 e agora do PHM Atlântico, o HU-2 voltará a ser muito bem aproveitado em todas suas vertentes. Atualmente o esquadrão possui 12 aeronaves (07 do modelo UH-15, 02 do Modelo UH-15 A e 03 do Modelo UH-14), existem estudos para a transferência dos modelos mais antigos para outros esquadrões.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below