3° Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza a 36ª Edição do Curso Expedito de Operações Pantanal

Data:

O 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval, realizou a 36ª edição do Curso Expedito de Operações no Pantanal (C-Exp-Opant-2025/1), de 3 de janeiro e 14 de fevereiro. A capacitação, que contou com o apoio de meios navais da Flotilha do Mato Grosso (ComFlotMT) e de aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), teve como objetivo aprimorar a prontidão operacional no bioma pantaneiro.

    Pioneiro desde 1989, o curso prepara militares para atuar em ambientes ribeirinhos, com foco em técnicas de combate específicas, como subsistência, reconhecimento e operações de patrulha e assalto. Os participantes também são treinados para compor Grupos, Unidades e Elementos-Tarefa, essenciais para operações em Forças-Tarefa Ribeirinhas, adaptando-se às particularidades do Pantanal.

    Ao final da edição, 13 militares concluíram o curso, incluindo um Oficial do Exército Brasileiro, praças do ComFlotMT, do Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, do EsqdHU-61 e nove Fuzileiros Navais do 3ºBtlOpRib. Esses profissionais agora integram o grupo de 909 Operadores Ribeirinhos do Pantanal, capacitados para atuar em missões desafiadoras na região.

    Na cerimônia de formatura, realizada em 14 de fevereiro, os novos operadores receberam o tradicional Gorro Marrom, que simboliza as águas do Rio Paraguai, e o distintivo com a tríade Jacaré-Âncora-Louros. Esses símbolos representam, respectivamente, a força do combatente pantaneiro, o compromisso com a Marinha do Brasil e a superação das adversidades enfrentadas durante o curso.

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias