O 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval, realizou a 36ª edição do Curso Expedito de Operações no Pantanal (C-Exp-Opant-2025/1), de 3 de janeiro e 14 de fevereiro. A capacitação, que contou com o apoio de meios navais da Flotilha do Mato Grosso (ComFlotMT) e de aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), teve como objetivo aprimorar a prontidão operacional no bioma pantaneiro.
Pioneiro desde 1989, o curso prepara militares para atuar em ambientes ribeirinhos, com foco em técnicas de combate específicas, como subsistência, reconhecimento e operações de patrulha e assalto. Os participantes também são treinados para compor Grupos, Unidades e Elementos-Tarefa, essenciais para operações em Forças-Tarefa Ribeirinhas, adaptando-se às particularidades do Pantanal.
Ao final da edição, 13 militares concluíram o curso, incluindo um Oficial do Exército Brasileiro, praças do ComFlotMT, do Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, do EsqdHU-61 e nove Fuzileiros Navais do 3ºBtlOpRib. Esses profissionais agora integram o grupo de 909 Operadores Ribeirinhos do Pantanal, capacitados para atuar em missões desafiadoras na região.
Na cerimônia de formatura, realizada em 14 de fevereiro, os novos operadores receberam o tradicional Gorro Marrom, que simboliza as águas do Rio Paraguai, e o distintivo com a tríade Jacaré-Âncora-Louros. Esses símbolos representam, respectivamente, a força do combatente pantaneiro, o compromisso com a Marinha do Brasil e a superação das adversidades enfrentadas durante o curso.