Comando da Força Aeronaval atribui nome do primeiro aviador militar brasileiro ao seu aeródromo

Autoridades prestam continência ao busto que homenageia o Tenente Jorge Henrique Möller

O comandante do Comando de Operações Navais (ComCOMOPNAV), almirante de esquadra Leonardo Puntel, presidiu cerimônia no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, no dia 10 de março, alusiva a nova nomenclatura do Aeródromo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), que agora se chama, “Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller”.

O Tenente Möller, da Marinha do Brasil (MB), foi o primeiro militar brasileiro a receber a qualificação e o brevê de piloto, formando-se no Curso de Pilotagem da Escola Farman, na França, em 29 de abril de 1911 e, por isso, é um dos pioneiros da aviação brasileira.

Além do descerramento da placa que atribuiu o novo nome ao aeródromo, ressaltando o feito do primeiro aviador da MB, na solenidade também foi inaugurado um busto em sua homenagem.

Estiveram presentes na cerimônia o Comandante em Chefe da Esquadra; o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra; o Comandante da Força Aeronaval; o Chefe do Estado-Maior da Esquadra; os Comandantes da Força de Submarinos e da Força de Superfície; o Subchefe de Logística e Plano Diretor do Comando de Operações Navais; o Subchefe de Organização do Comando de Operações Navais; titulares de organizações militares diretamente subordinadas ao Comando em Chefe da Esquadra; e os titulares das Organizações militares subordinadas ao Comando da Força Aeronaval.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O comandante da Força Aeronaval, contra-almirante Paulo renato Rowher, enalteceu o tenente Möller, por sua fibra e visão em querer fazer a Marinha do Brasil uma das pioneiras desta nova tecnologia que nascia: a Aviação.

” Adquiriu, por conta própria, vasta literatura e iniciou os estudos sobre resistência de fluidos, motores a gás, motores de explosão, resistências de materiais, ornitologia, cervo-volantes e aeronáuticas, entre outros.”

Abaixo segue as palavras do comandante da Força Aeronaval, na íntegra.

 

  • Com informações do CCSM




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail