3º Batalhão de Aviação do Exército recebe sua primeira aeronave HM-3 Cougar

blank
Foto: Gerson Walber

Google News

O 3º Batalhão de Aviação do Exército (3° BAvEx) – Batalhão Pantera, realizou nesta quarta- feira (05), cerimônia alusiva ao recebimento da sua primeira aeronave HM-3 Cougar, fato este histórico para esta Organização Militar.

O evento contou com a presença do Comandante Militar do Oeste (CMO), general de exército Lourival Carvalho Silva, acompanhado do Comandante da Aviação do Exército (CAvEx), general de brigada Carlos Waldyr Aguiar e do comandante do 3° BAvEx, tenente-coronel Glaidson Santos da Penha.

Após realizar a experimentação operacional na Fronteira Oeste do país, o HM-3 Cougar irá proporcionar um ganho imensurável para a operacionalidade do Batalhão Pantera e um importante ganho operacional das Asas da Força Terrestre em toda a região Centro-Oeste do país.

A colocação estratégica do Cougar no Batalhão de Campo Grande (MS) é fruto da Diretriz de Rearticulação das Aeronaves da Aviação do Exército, regulada pela Portaria n° 270-EME, de 14 de outubro de 2018.

Breve histórico do Batalhão Pantera

O 3º Esquadrão de Aviação do Exército (3º Esqd Av Ex) foi criado e organizado pela Portaria Ministerial Nº 062/Res, de 17 de agosto de 1993, com sede em Taubaté e subordinado ao 1º Grupo de Aviação do Exército.

Ao ser criado, o 3º Esqd Av Ex foi, originalmente, incumbido da missão de voar e operar as aeronaves do modelo AS 365 K, ou simplesmente Pantera. Em 2001, recebeu do então 1º Esqd Av Ex quatro aeronaves AS 550 Fennec.

Pela Portaria Nº 898, de 20 de dezembro de 2004, foi alterada sua denominação, a partir de 1º de janeiro do ano seguinte, para 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx).

O Comandante do Exército, por meio da Portaria Nº 268, de 25 de abril de 2008, alterou a sede do 3º BAvEx para a cidade de Campo Grande- MS, para passar a atuar junto ao Comando Militar do Oeste.

A transferência do Batalhão Pantera teve início em fevereiro de 2009, com a ativação de um Destacamento que contou com seis aeronaves HA-1 Fennec e um efetivo de 90 militares especialistas em aviação.

As cinco subunidades do Batalhão Pantera executam suas atividades específicas de acordo com suas peculiaridades de emprego. É formado pela Esquadrilhas: de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA), de Manutenção e Suprimento (EMS), e de Comando e Apoio (ECAp).

O 3º BAvEx, diretamente subordinado ao Comando Militar do Oeste,é empregado em proveito da 4ª Bda C Mec, 13ª Bda Inf Mtz e 18ª Bda Fron. Também participa de diversas missões de caráter humanitário e de operações em apoio a órgãos públicos.

  • Com informações do 3° BAvEx e do CAvEx       


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: