51º Batalhão de Infantaria de Selva realiza operação de adestramento na usina de Belo Monte

O 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) está realizando um Exercício de Adestramento Operacional do Módulo Batalhão, da Força-Tarefa Transamazônica (FTT), na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que fica em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará.

A FTT é o grupamento temporário de forças, diretamente subordinado ao Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Com 23ª Bda Inf Sl), que é uma das Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro (EB), de valor e composição variáveis, formado com o propósito de executar operações dos mais diversos tipos.

Batizado como Operação Belo Monte, o adestramento começou dia 17 e termina hoje (19), onde cerca de 400 militares participam em sistema de rodízio. O objetivo é preparar os militares do 51º BIS para situações simuladas de emprego operacional e logístico de tropa e reforçar a prontidão e coesão do Batalhão.

De acordo com o comandante do 51º BIS, coronel Glauco Corbari, essa operação denominada Belo Monte acontece uma vez ao ano, mas outros exercícios similares são realizados na Usina Hidrelétrica ao longo do ano.

Como parte do treinamento, foram simuladas diversas situações de emprego operacional e logístico de tropa e meios em eventuais missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), reforçando os conceitos de Prontidão e Coesão da 23ª Bda Inf Sl.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do site A Voz do Xingu, por: Wilson Soares e Valéria Furlan, Fotos: Setor de Comunicação do 51º BIS


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below