5ª Brigada de Cavalaria Blindada realiza adestramento de sua tropa na Operação Aço

blankA 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, realizou entres os dias 8 de setembro a 27 de outubro, o adestramento de seus quadros de: oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, em um ambiente simulado para hipótese de um pronto emprego no caso de Defesa Externa. O exercício batizado de “Operação Aço”, é uma clara referência à característica blindada dos principais meios de combate existentes na Brigada: os Carros de Combate Leopard 1A5 e as viaturas de transporte de pessoal M113.

O contexto da Operação abrange um deslocamento estratégico de material, viaturas e pessoal, feito a partir das organizações militares integrantes da Brigada e sediadas em Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Rio Negro-PR e Porto União-SC, para o Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul-RS, mais conhecido como Saicã, distante 1300 km de Ponta Grossa/PR. Na sequência, será executada uma Operação Ofensiva, para expulsão de um invasor fictício. Toda a manobra emprega cerca de 681 militares, entre homens e mulheres, bem como 107 viaturas, das quais 36 são viaturas blindadas.

A Operação Aço tem como ponto alto a execução de 368 tiros com o canhão 105 milímetros dos carros de combate.A finalidade deste exercício é manter o adestramento da tropa em níveis elevados e compatível com a missão da 5ª Brigada, que é estar capaz de atuar em qualquer parte do território nacional ou área de interesse, tendo em vista seu elevado poder de combate e seu efeito dissuasório. O Exército Brasileiro possui, ao todo, duas brigadas blindadas, sendo a 5ª uma delas.

Fonte e Fotos: 5ª Brigada de Cavalaria Blindada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here