90 Anos do CEMAL: Tradição e Excelência na Medicina Aeroespacial

Data:

 O Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), instituição pioneira que antecede a criação do Ministério da Aeronáutica, completou 90 anos em 2025. Para celebrar a data, uma série de eventos foi realizada no dia 13/03, reunindo autoridades, militares e veteranos.

A programação teve início com um Culto Ecumênico, conduzido pelo Capelão Evangélico da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), Capitão Capelão Marcelo Pereira da Rocha, e pelo Capelão Católico da Base Aérea do Galeão (BAGL), Tenente Capelão Rodrigo Artur de Medeiros da Silva.

Durante às comemorações, foi inaugurada a Galeria de Honra do CEMAL, um tributo aos profissionais que se destacaram ao longo do ano. Em 2024, os homenageados foram a Sargento Marcella Aguiar de Oliveira, graduada-padrão, e o Cabo Douglas Paiva da Silva, praça-padrão, reconhecidos pelo comprometimento e dedicação exemplar.

A solenidade militar em alusão ao 90º aniversário do CEMAL foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que foi recebido pela Diretora do CEMAL, Coronel Médica Patrícia Delpino Pereira Grillo. O evento contou com a presença do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, Oficiais-Generais e Comandantes de Organizações Militares.

Durante a cerimônia, também foram concedidas medalhas militares em reconhecimento ao tempo de serviço e dedicação à Força Aérea Brasileira.

O CEMAL

O Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ), é uma organização militar cuja a  missão é realizar inspeções de saúde e exames periciais em militares e civis do Comando da Aeronáutica, com maior ênfase nos aeronavegantes, bem como inspecionar os candidatos ao ingresso às fileiras da Força Aérea Brasileira. Além disso, é o órgão central de perícias médicas da aeronáutica e conta com todas as especialidades diretamente relacionadas ao processo, reunindo profissionais treinados e experientes. 

Origens e Evolução Histórica

A história da Medicina de Aviação no Brasil iniciou-se em junho de 1906, no Rio de Janeiro (RJ), quando o médico e então Tenente do Exército Pinheiro Guimarães, a bordo de um balão, analisou os efeitos do voo sobre o organismo humano, estabelecendo parâmetros para exames de tripulantes.

Com o avanço da aviação e o papel cada vez mais relevante dos aviões militares na Primeira Guerra Mundial, surgiu a necessidade de estabelecer critérios médicos rigorosos para a seleção de pilotos e para o estudo da fisiologia dos efeitos do voo. Em 1919, foi emitido o primeiro documento oficial sobre seleção médica para a aviação no Brasil.

Em 5 de maio de 1922, foi criada a “Formação Sanitária de Companhia de Aviação do Exército” no Campo dos Afonsos, para prestar assistência médica aos militares. Posteriormente, em 1931, foi formada a primeira junta especializada em Medicina de Aviação, composta por Manoel Ferreira Mendes, Edgard Tostes e Mário Pontes de Miranda.

Em 13 de fevereiro de 1935, o Exército instituiu a Junta Médica de Aviação Militar, regulamentada no Boletim 01, para inspecionar candidatos à aviação, realizar exames periódicos e conduzir estudos sobre a fisiologia e a psicologia do voo.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, os serviços médicos da Marinha e do Exército foram incorporados, dando origem ao Quadro de Saúde da Aeronáutica. Nos anos seguintes, o órgão passou por diversas reestruturações e, em 21 de maio de 1971, foi oficialmente nomeado Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL).

Perspectivas para o Futuro

Com os avanços tecnológicos e os desafios da aviação moderna, o CEMAL continua aprimorando seus processos para se consolidar como referência nacional em Medicina Pericial. O objetivo é expandir sua atuação e, futuramente, obter reconhecimento internacional. “Há 90 anos, o CEMAL vem zelando pelos militares da Força Aérea Brasileira, cuidando da saúde dos nossos profissionais e acompanhando de perto os desafios do voo. Nosso compromisso é seguir evoluindo, unindo tradição e inovação para oferecer um serviço de excelência. Queremos não apenas fortalecer nossa posição como referência no país, mas também alcançar reconhecimento internacional no futuro”, finalizou a Diretora do CEMAL, Coronel Médica Patrícia Delpino Pereira Grillo.

 

Fotos: CEMAL

 

 



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Operação Atlas 2025: Brasil realizará maior exercício militar conjunto do ano na Amazônia

Com foco em logística e interoperabilidade, as Forças Armadas...

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...