9º Ciclo de Estudos de Capacitação na Prevenção e Enfrentamento das Ameaças Assimétricas e NBQRE

DE 17 A 21 DE AGOSTO DE 2020 – 8H30 ÁS 18H30MIN (SEG á SEX).

CARGA HORÁRIA: 50 HORAS

VAGAS LIVRES DISPONIBILIZADAS: 35 (Brasil e Exterior)

ATENÇÃO: Devido as diversas restrições sancionadas pelas autoridades Estaduais e Municipais -RJ devido a Pandemia do CORONAVÍRUS, o curso foi transferido para o período de 17 a 21 de agosto de 2020.

Realização: Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia – IBDC e Superintendência de Comunicações Críticas da Subsecretaria de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Polícia Militar – SCCRIT.

Local: Superintendência de Comunicações Críticas –  Auditório – Rua  Visconde do Rio Branco, 26 – Centro – RJ.

OBS: Vagas livres disponibilizadas 35.  As vagas estão distribuídas em lotes, logo ressalta-se número de vagas limitadas disponibilizadas. As vagas de cada lote poderão se esgotar antes do seu prazo, abrindo-se automaticamente o próximo lote com novo valor.

GUERRA ASSIMÉTRICA

Após os atentados de onze de setembro, surgiu um novo tipo de guerra que figurava exclusivamente no plano das hipóteses estudadas em estabelecimentos militares: a guerra assimétrica, que nada mais é que uma guerra irregular travada no espaço mundial, ilimitado, uma guerra que não se restringe a um espaço nacional. Nesse tipo de guerra a mobilidade e os espaços não são mantidos e nem ocupados. Os espaços são contaminados ou seja, infiltrados.

O que distingue a guerra irregular da assimétrica é a periodicidade de seus atos e o teatro de operações em que ambas se desenvolvem. Enquanto a guerra irregular é travada mediante ações continuadas contra o poder constituído de um determinado país, com fundamentos políticos e com objetivos que vão ficando mais claros na medida em que ela avança, a guerra assimétrica se dá por ações mais espaçadas e no plano internacional, sem dirigir-se especificamente a esta ou àquela nação, e tem por objetivo derrubar a ordem internacional em um ou mais de seus aspectos: político, econômico, religioso, social, militar.

Na guerra assimétrica, a luta pode se desenvolver em qualquer espaço e a qualquer tempo. A liberdade para operar nestes tipos de guerra constrói a sua própria força. Liberdade vista aqui como liberdade sobre o espaço e sobre o tempo.

A guerra assimétrica pode, portanto, irromper em mais de uma região do cenário mundial, sem que o país em que ela se evidencie em um dado momento possa ser considerado um alvo em si. Em geral, a guerra assimétrica não deseja derrotar o poder político do país atacado, mas sim o que ele e a sua sociedade representam para aqueles que optam por esse tipo de combate.

Na guerra assimétrica, a luta pode se desenvolver em qualquer espaço e a qualquer tempo. A liberdade para operar nestes tipos de guerra constrói a sua própria força. Liberdade vista aqui como liberdade sobre o espaço e sobre o tempo.

Devemos nos preocupar então? Sim, pois a integração de vários grupos e o uso de material radiológico, químico e biológico não pode ser descartado. Soma-se ainda o poder de corromper autoridades no que pode resultar num avanço geográfico, político e principalmente de locais e informações que não deveriam jamais terem tido acesso.

5ea323f0eda2d

 

Saiba mais em: https://www.sympla.com.br/9-ciclo-de-estudos-de-capacitacao-na-prevencao-e-enfrentamento-das-ameacas-assimetricas-e-nbqre__644336





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail