Instituto de Estudos Avançados realiza workshop sobre tecnologia hipersônica

Data:

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), promoveu, entre os dias 03 e 07/02, em São José dos Campos (SP), um workshop dedicado ao projeto de Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciativa que visa a impulsionar o desenvolvimento de um veículo hipersônico para acesso ao espaço.

O evento reuniu servidores e colaboradores da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH), representantes das empresas Orbital e Mac Jee, além de alunos de pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) cujas pesquisas estão diretamente relacionadas ao Projeto.

O workshop também teve o intuito de apresentar os avanços e desafios das várias linhas de pesquisa do PropHiper, como a experimental, a de simulações computacionais e os estudos envolvendo ciência dos materiais. O encontro promoveu a todos uma visão integrada do projeto, bem como possibilitou deliberar sobre melhores rotas para seu desenvolvimento.

O Diretor do IEAv, Coronel Aviador Charlon Goes Cunha, destacou aspectos importantes do workshop. “Esse tipo de evento é de suma importância para homogeneizar os conhecimentos e orientar os esforços e fundamentos técnicos dos nossos pesquisadores e indústria nacional para concretizar a ambição do voo hipersônico”, disse.

Em complemento, o Gerente do Projeto PropHiper 14-X, Tenente-Coronel Aviador Lucas Galembeck, ressaltou que o workshop teve como objetivo aumentar a sinergia entre pesquisadores, alunos e empresas envolvidas no projeto. “Isso permitirá que as ferramentas, metodologias e soluções aplicáveis ao veículo hipersônico brasileiro possam ser utilizadas de maneira otimizada, para lidar com os desafios técnicos e a corrida contra o tempo para a obtenção dessa nova tecnologia”, destacou.

A troca de conhecimentos e a interação entre os Institutos, a indústria nacional e o setor governamental reforçaram a importância da colaboração multidisciplinar para o avanço das tecnologias hipersônicas no Brasil. O workshop permitiu, ainda, um alinhamento entre as equipes, o refinamento das diretrizes do projeto e um planejamento mais robusto para os desafios futuros.

Por meio de iniciativas como o PropHiper, o país se posiciona na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento de veículos hipersônicos, promovendo avanços significativos no setor aeroespacial e de defesa.

Fotos: IEAv



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

CMN realiza seminário para 400 pessoas

Belém (PA) - Com a proximidade da COP-30, que...

Paulo Vianna debate cibersegurança e geopolítica na Universidade da Polícia (UNIPOL)

Na mais recente edição do podcast Debate Brasil, produzido...

Nova Campanha de Ciberespionagem Ameaça Governos e Telecomunicações no Sudeste Asiático

Uma nova campanha de Advanced Persistent Threat (APT), batizada de Earth Kurma,...