Programa de recolocação profissional da Marinha abre portas para o mercado de trabalho

Data:

Com o objetivo de facilitar a reinserção no mercado de trabalho de Fuzileiros Navais licenciados ou em processo de desligamento do serviço ativo da Marinha do Brasil (MB), foi criado o Programa de Recolocação Profissional do Corpo de Fuzileiros Navais. A iniciativa oferece cursos de capacitação em diversas áreas e promove a conexão entre as empresas parceiras e os Cabos e Soldados na transição da carreira militar para a civil.

Em 2024, mais de 400 militares foram realocados no mercado de trabalho, cerca de 900 capacitações foram realizadas e mais de 1.100 vagas de emprego foram oferecidas para os inscritos. O Programa disponibiliza o currículo dos militares para empresas públicas e privadas, ampliando as oportunidades de recolocação profissional.

No último ano, foram realizadas parcerias com 35 empresas e, em 2025, já foram firmados dois novos acordos: um com a Direcional Engenharia e outro com a Porto Sudeste do Brasil, que oferecerão vagas de emprego e cursos de capacitação aos cadastrados.

Segundo o Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Porto Sudeste, Ulisses Oliveira, ter profissionais egressos do Corpo de Fuzileiros Navais irá contribuir muito com o terminal portuário. “Nós esperamos apresentar boas oportunidades dentro da nossa empresa, tanto na área logística quanto para técnicos operacionais em geral”, afirmou.

Para o Soldado Fuzileiro Naval Francisco Cleiciano de Brito Oliveira, que deixou a Marinha em 2023, o Programa representou uma oportunidade tanto de capacitação quanto de emprego. Ele, que sempre atuou na área administrativa, conseguiu uma vaga no mesmo setor em uma empresa de segurança e prestação de serviços.

“Quando cheguei à Marinha, eu era um adolescente que não tinha responsabilidade, não sabia o que era ter foco e determinação. Aprendi tudo isso no decorrer do curso de formação, no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, o CIAMPA. O Corpo de Fuzileiros Navais me forjou de uma maneira ímpar. Hoje, sei o que é dar valor à vida, à família, ao trabalho e às coisas que realmente importam”, destaca.

Inscrições para o Programa

O Programa possui diversos cursos de capacitação que são ofertados ao longo do ano. São disponibilizadas vagas em cursos de vigilante e escolta armada, eletricista e instalações prediais, mecânico de automóveis, bombeiro civil com especialização em trabalho em altura e espaço confinado, entre outras oportunidades.

Os interessados nas vagas e cursos disponíveis devem acessar o site do programa.

Empresas interessadas

As empresas que tenham interesse em participar do Programa podem entrar em contato por meio do telefone (21) 2126-5352 ou (21) 99769-9064.

. . .

Fonte: Marinha do Brasil

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...