Especialistas se reúnem no ICEA para elaboração do Relatório de Performance ATM

Data:

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) recebeu, entre 3 e 7 de fevereiro, especialistas do DECEA, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e de organizações regionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para a elaboração do Relatório de Performance ATM 2024.

O documento é fundamental para a avaliação da eficiência e da segurança do gerenciamento de tráfego aéreo no Brasil, consolidando dados operacionais e estatísticos sobre o desempenho do setor aéreo. A iniciativa segue as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional e busca aprimorar o tráfego aéreo por meio da gestão por performance através da análise de indicadores-chave.

Durante o encontro, os especialistas discutiram métricas relacionadas à pontualidade dos voos, capacidade do espaço aéreo, custo-benefício e eficiência operacional. A compilação desses dados viabiliza a implementação de melhorias contínuas, alinhadas aos objetivos estratégicos do DECEA para a modernização da aviação civil e militar.

Segundo o Major Jean Pierre de Castro Benevides, “o relatório desempenha um papel essencial no monitoramento da performance do espaço aéreo brasileiro, possibilitando a tomada de decisões baseadas em dados concretos e alinhadas às melhores práticas internacionais”, disse. 

O oficial também destacou o comprometimento dos membros da equipe multidisciplinar em reunir as informações necessárias para a confecção do relatório.

A previsão é que o Relatório de Performance ATM 2024 seja publicado no dia 19 de fevereiro de 2025, contribuindo para a transparência e evolução do gerenciamento do espaço aéreo no Brasil.

Foto: ICEA



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias