Marinha do Brasil atua na formação de Fuzileiros Navais africanos

Data:

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) há 217 anos tem se mantido como uma tropa altamente especializada. Seus militares têm atuado, inclusive, junto às nações amigas, que se encontram para além do Oceano Atlântico.

Um exemplo dessa atuação internacional é o suporte dado pela Missão de Assessoria Naval do Brasil em São Tomé e Príncipe (MANBrSTP), país africano, ao 8º Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval (CFSDFN) daquele País, iniciado em 30 de outubro de 2024 e finalizado nesta quarta-feira (19).

O Treinamento Prático em Campo, última etapa do Curso, coroou as 16 semanas de intensa instrução e capacitação, culminando com a formatura de 13 novos Combatentes Anfíbios. Estes agora integrarão as fileiras da Unidade de Fuzileiros Navais de São Tomé e Príncipe, fortalecendo a segurança marítima e a defesa nacional são-tomenses.

Durante o curso, a MB auxiliou na preparação e prática das instruções sobre: Operações Anfíbias; Ações Básicas de Abordagem; Armamento e Tiro; Instrução Básica de Combate; além de outros temas relacionados ao desempenho das funções de um Fuzileiro Naval. O treinamento visou aprimorar a capacidade operativa e a prontidão dos militares daquela Guarda Costeira para atuarem em diferentes cenários de combate.

O suporte da MANBrSTP às atividades foi feito por meio do Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais do Brasil em São Tomé e Príncipe (GAT-FN-STP). Os assessores brasileiros atuaram na condução técnica da equipe de instrução são-tomense, contribuindo para a transferência de conhecimento e a padronização de técnicas e procedimentos.

O Chefe da Missão de Assessoria Naval do Brasil em São Tomé e Príncipe, Capitão de Fragata Daniel Junior Silva da Costa, explica que o encerramento do curso conduzido pelo Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Dyego Sales – encarregado do GAT –, representa um passo significativo no fortalecimento da capacidade operativa da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, reafirmando o compromisso com a segurança e a soberania do país africano, que faz parte do entorno estratégico brasileiro: Golfo da Guiné.

“A colaboração entre Brasil e São Tomé e Príncipe segue consolidando-se como um pilar essencial para o desenvolvimento das forças de defesa locais, promovendo a cooperação técnica e o intercâmbio de experiências na área militar entre essas duas nações amigas”, pontuou o Capitão de Fragata Daniel Junior.

CONFIRA TRECHOS DO TREINAMENTO AQUI: 

youtube[https://www.youtube.com/embed/QLXgNmMkPMI]

. . .

Fonte: Marinha do Brasil

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...