Fuzileiros Navais transportam cargas radioativas em apoio à Comissão Nacional de Energia Nuclear

Data:

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, um destacamento do Corpo de Fuzileiros Navais prestou apoio logístico para o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD). O suporte consistiu no transporte de cinco irradiadores de Cobalto-60 entre o IRD, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), na cidade de Belo Horizonte (MG).

O destacamento foi composto por militares do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil, do Batalhão de Defesa NBQR, do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais e da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, além de funcionários do IRD.

O cobalto-60 é um isótopo radioativo do cobalto, produzido artificialmente em reatores nucleares. O material é utilizado em radioterapia, radiologia industrial, esterilização de dispositivos médicos e braquiterapia. Os irradiadores transportados já se encontravam em desuso e tiveram como destino o depósito do CDTN, adequado para o descarte desse tipo de material.

Durante todo o trajeto, foi realizado o monitoramento radiológico do itinerário e das viaturas. Uma equipe de resposta NBQR permaneceu de pronto emprego durante todo o período.

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...