FAB utiliza equipamento de visão noturna para resgate de indígena ferido

Data:

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada, na madrugada desta quinta-feira (27/02), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com emprego do helicóptero H-60L Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º Gav) – Esquadrão Hárpia, para o resgate de um indígena ferido que necessitava de atendimento hospitalar com urgência. A missão foi realizada com um dispositivo de visão noturna que permite a produção de imagens em níveis de luz que se aproximam da escuridão total, chamado Night Vision Goggles (NVG), permitindo o resgate. 

A aeronave decolou com uma equipe médica da Base Aérea de Boa Vista (BABV) com destino a Surucucu (RR), onde o paciente havia sido estabilizado por profissionais de saúde locais. 

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) solicitou o apoio do resgate. O voo da missão de Evacuação Aeromédica (EVAM) durou aproximadamente 1h20, tendo a aeronave pousado em Boa Vista. O paciente foi recebido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Exército Brasileiro (EB) e encaminhado ao Hospital Geral de Roraima.

O Chefe do Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA) do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, Brigadeiro do Ar Leonardo Venancio Mangrich, destaca a eficiente interoperabilidade entre as Forças Armadas e as agências governamentais para o cumprimento da missão. “Mais uma vida humana foi salva graças ao trabalho conjunto, permitindo assim uma rápida pronta-resposta no acionamento do helicóptero de resgate por parte da FAB e sob a coordenação do Comando Conjunto da Operação Catrimani II”, salientou o Oficial-General. 

A ação fez parte da Operação Catrimani II, uma missão conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1.511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.

Fotos: FAB



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Exército Brasileiro Celebra 80 Anos do Último Tiro da Artilharia da FEB em Barueri

Em 29 de abril de 2025, o Exército Brasileiro...

Brasil é Convidado de Honra na FAMEX 2025 e Reforça Cooperação Aeroespacial com o México

O Brasil participou como convidado de honra da Feira...

Exército Brasileiro Inicia Desmobilização da Base Operacional na Terra Indígena Arariboia

O Exército Brasileiro iniciou a desmobilização da base operacional...

Exército Brasileiro Apoia Operação de Desintrusão na Terra Indígena Kayapó

O Exército Brasileiro está atuando em apoio à operação...