Saiba como se preparar para o concurso da área de saúde da Marinha

Data:

A Marinha do Brasil (MB) publicou, no dia 27 de fevereiro, o edital para o Quadro de Apoio à Saúde. São sete vagas distribuídas entre as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. As inscrições começam em 30 de abril e vão até 14 de maio de 2025. Durante o curso de formação, a remuneração inicial é de R$ 9.070,60. Para os interessados em concorrer a um dos cargos, esta é a hora da preparação. As inscrições são realizadas unicamente, em âmbito nacional, na página do Serviço de Seleção da Marinha.

O certame representa uma oportunidade para profissionais em busca de estabilidade e de um plano de carreira bem estruturado, conforme descreve a Primeiro-Tenente (Fonoaudióloga) Luísa Diniz da Rosa, 40 anos. “Sempre fui muito estudiosa e prestei vários concursos, mas foi na carreira militar que encontrei a segurança desejada, pensando a longo prazo, na aposentadoria”, explica a militar, que também destaca a remuneração como um fator decisivo na escolha, sendo mais vantajosa em comparação a outros concursos públicos. O modelo de ascensão contínua no militarismo garante reajustes salariais proporcionais ao posto, mantendo a competitividade com o mercado.

A Oficial do Corpo de Saúde da Marinha conta como foi sua trajetória até conquistar sua aprovação. “Na minha primeira tentativa, passei na prova objetiva, mas não fui classificada devido à prova de títulos. Foi nesse momento que decidi me dedicar totalmente. Estudei intensamente ao longo de um ano, a partir da bibliografia recomendada e provas anteriores.” E foi devido a essa dedicação e persistência que a fonoaudióloga refez o concurso e foi aprovada em primeiro lugar.

Segundo a Primeiro-Tenente (Farmacêutica) Marcela França Penna Ribeiro, 35 anos, além dos estudos teóricos, é importante que o candidato se prepare para o Teste de Aptidão Física de Ingresso, o TAF-i, que inclui corrida e natação. “Por causa da pandemia, estava sedentária e precisei treinar muito para o TAF. Por ter sido atleta de nado sincronizado na adolescência, a natação foi até fácil para mim, mas para a corrida precisei contratar um personal trainer para me ajudar. Foi um desafio, mas deu certo”, relembra a Tenente França.

“Participei do concurso duas vezes. Fiz cursinho no primeiro ano, mas depois percebi que, para passar, o diferencial era o estudo em casa. O curso ajuda a apresentar a matéria, mas o aprendizado vem da dedicação individual”, destaca a Tenente França, que também utilizou a estratégia de resolver exercícios e provas antigas na fase preparatória.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) é realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro (RJ). Com duração de 34 semanas, a formação prepara o aluno para exercer cargos e funções em organizações militares da Marinha, localizadas em diversas localidades do País, segundo as suas qualificações e necessidades do serviço. As vagas para o concurso estão distribuídas por profissões, conforme a tabela abaixo:

Profissões

Vagas

Vagas reservadas para candidatos negros (*)

Enfermagem

2

Farmácia

1

Fisioterapia

2

Fonoaudióloga

1

Nutrição

1

(*) Será obrigatória a autodeclaração do candidato, optando se deseja ou não concorrer às vagas destinadas aos candidatos negros, mesmo não havendo vaga para tal

Para se inscrever e concorrer às vagas é necessário atender requisitos específicos, como ser brasileiro nato e ter menos de 35 anos até o dia 30 de junho de 2026. Além disso, os candidatos devem ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso superior e estarem registrados no órgão fiscalizador da profissão à qual concorrem.

Etapas do Concurso

A primeira etapa é constituída por uma Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais e Redação. A PO será específica para cada profissão e terá 50 questões elaboradas de acordo com os programas descritos no edital. O documento ressalta, também, que a prova, com duração de 4 horas, é de caráter eliminatório e classificatório.

Os aprovados na fase inicial serão convocados para as etapas complementares, que incluem desde a verificação de dados biográficos e de documentos até a realização da inspeção de saúde, avaliação psicológica e do Teste de Aptidão Física de Ingresso. Nessa fase também ocorre a prova de títulos. A preparação física e o conhecimento sobre os títulos exigidos podem ser decisivos para a classificação dos candidatos.

“O edital muda de um ano para outro, então é muito importante ler o documento para conferir as atualizações”, aconselha a Tenente França. Além disso, a Oficial Farmacêutica relembra que nem todos os títulos são válidos para pontuação, sendo aceitos apenas aqueles de interesse da Marinha. “Algumas condições de saúde também impedem o ingresso. É preciso ter muita atenção com isso também”, conclui.

Para mais informações sobre o certame, clique aqui.

Acesse o portal da Agência Marinha de Notícias, o site de concursos da MB ou siga o perfil da Força nas mídias sociais para não perder nenhuma oportunidade. Vem pra Marinha!

. . .

Fonte: Marinha do Brasil

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias