Prefeitura de Niterói e Marinha do Brasil promovem curso especial para Guardas Municipais

Data:

Capacitação visa reforçar a segurança e o ordenamento náutico na orla da cidade

A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, está realizando um Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público destinado a 25 agentes da Coordenadoria de Ações Táticas (CAT) da Guarda Municipal. O objetivo é habilitar os guardas para operar pequenas embarcações, de até 6 metros de comprimento, e motos aquáticas, visando reforçar o ordenamento e a segurança na orla do município.

Conteúdo e estrutura do curso

O treinamento, ministrado por instrutores da Marinha, abrange disciplinas como navegação, legislação marítima e meteorologia. Após a fase teórica, os agentes participam de atividades práticas utilizando lanchas e motos aquáticas, garantindo uma formação completa e alinhada às necessidades operacionais da cidade.

Parceria estratégica para a segurança pública

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a importância da parceria com a Marinha para ampliar as ações de segurança no ambiente marítimo:
“Niterói sempre se destacou pelo seu diferencial no trabalho de segurança pública, atuando de forma integrada em diversas áreas e utilizando as ferramentas mais modernas para garantir a segurança da nossa população. Agora, com a parceria com a Marinha, expandimos nossas ações para o mar, trabalhando para fiscalizar e ordenar o tráfego de embarcações e equipamentos náuticos, de modo a preservar a integridade física dos banhistas e usuários, além de proteger o nosso meio ambiente. Essa é mais uma iniciativa para garantir uma cidade mais segura e organizada, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida para todos os cidadãos.”

Atuação conjunta na fiscalização náutica

Com este convênio, os guardas municipais de Niterói e os inspetores navais da Capitania dos Portos atuarão conjuntamente no monitoramento e fiscalização das atividades náuticas dentro da faixa de 200 metros das praias marítimas e fluviais, incluindo canais e áreas de grande circulação de embarcações e práticas de esportes aquáticos. A vice-prefeita e secretária municipal do Clima, Defesa Civil e Resiliência de Niterói, Isabel Swan, ressaltou a relevância da capacitação:
“O trabalho de capacitação com a nossa Guarda Municipal é um componente importante para que a corporação possa atender cada vez melhor os niteroienses. Essa parceria com a Marinha é fundamental para proteger a população.”
Você já presenciou ações da Guarda Municipal na orla de Niterói? Como avalia a importância desse treinamento para a segurança na nossa cidade? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
Editorial Defesa TV

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias