Base Aérea de Florianópolis passa a ser subordinada ao DECEA

Data:

Na última sexta-feira (14/03), um evento de grande relevância para o Controle do Espaço Aéreo Brasileiro na Região Sul marcou a Transferência da Subordinação da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) do Comando de Preparo (COMPREP) para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ambas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB).

A cerimônia militar, realizada na BAFL, contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais e militares da Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis (GUARNAE-FL). O ato representa um avanço significativo na padronização e na segurança operacional.

“Ao longo de sua trajetória, a BAFL sempre teve um papel essencial na defesa do Brasil. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi daqui que aeronaves da FAB partiram para missões de patrulha antissubmarina e escolta de comboios”, destacou o Comandante da Aeronáutica.

A história da BAFL é marcada por mudanças estruturais que contribuíram para sua evolução. Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, a unidade passou da Marinha do Brasil (MB) para a Força Aérea Brasileira. Em 2017, sua subordinação foi transferida do Comando-Geral do Ar (COMGAR) para a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), retornando ao COMPREP em fevereiro de 2022.

Com a incorporação da BAFL ao DECEA, a futura concentração dos Centros de Controles de Aproximações (APP) Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre será realizada, visando aprimorar a segurança da navegação aérea, a eficiência operacional e a integração tecnológica. A expectativa é que a mudança permita um gerenciamento mais eficiente de mais de 200 mil tráfegos aéreos por ano.

“Essa transição promove a otimização dos recursos operacionais, patrimoniais e humanos, melhorando a coordenação e comunicação entre as equipes, reduzindo riscos e aumentando os índices de segurança, prioridade máxima do DECEA”, afirmou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

O Comandante da BAFL, Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, destacou os desafios enfrentados pela unidade devido a restrições orçamentárias e reforçou a necessidade de recuperar a infraestrutura existente. “Ao longo de todas essas mudanças, permanecemos firmes graças a um efetivo dedicado e obstinado. Agora, sob a estrutura do DECEA, a BAFL se alinha ainda mais ao trinômio de defender, controlar e integrar. Seguiremos apoiando as unidades da FAB que operam aqui, garantindo a soberania do nosso espaço aéreo e a defesa da pátria”, concluiu.

Fotos: Sargento Jeber / BAFL



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Operação Atlas 2025: Brasil realizará maior exercício militar conjunto do ano na Amazônia

Com foco em logística e interoperabilidade, as Forças Armadas...

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...