Operação Catrimani II realiza transporte aéreo de telhas para construção de unidade de saúde

Data:

Boa Vista (RR) – Neste domingo, dia 9 de março, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo no estado de Roraima, realizou o transporte de telhas e cumeeiras de fibrocimento da região de Surucucu (RR) para a comunidade Maracanã, região de Barcelos (AM).  A operação militar de apoio logístico para transporte do material vai possibilitar que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) construa uma Unidade Básica de Saúde (UBSI) no local e faz parte das ações de assistência humanitária à população da Terra Indígena Yanomami (TIY).

Distância entre as localidades é de 130km

Um helicóptero HM-1 “Pantera”, do Exército Brasileiro (EB), transportou 46 telhas e 12 cumeeiras em duas viagens até o local, percorrendo ao todo 520 km. Já um helicóptero H-60 “Black Hawk”, da Força Aérea Brasileira (FAB), ficou responsável pelo deslocamento de 85 telhas grandes e percorreu 260km.

O apoio logístico a partir das aeronaves militares, com capacidade significativa de carga e possibilidade de pouso em áreas de difícil acesso, em meio à floresta amazônica, foi fundamental para garantir os esforços do DSEI na reestruturação de estabelecimentos de saúde indígena na TIY, assegurando a continuidade dos atendimentos e a integridade dos serviços prestados.

A ação faz parte do Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na TIY e ressalta a importância do trabalho conjunto das Forças Armadas e agências governamentais para a melhoria das condições sanitárias dos povos indígenas na TIY.

Comando Conjunto Catrimani II 
A “Catrimani II” é definida como uma ação de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na TIY. Sua renovação cumpre a Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que alterou a Portaria nº 1.511, de 26 de março de 2024 (publicação que dava início à missão).

Foto: Comando Conjunto Catrimani II

 

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

CMN realiza seminário para 400 pessoas

Belém (PA) - Com a proximidade da COP-30, que...

Paulo Vianna debate cibersegurança e geopolítica na Universidade da Polícia (UNIPOL)

Na mais recente edição do podcast Debate Brasil, produzido...

Nova Campanha de Ciberespionagem Ameaça Governos e Telecomunicações no Sudeste Asiático

Uma nova campanha de Advanced Persistent Threat (APT), batizada de Earth Kurma,...

Marinha leva segurança e educação náutica ao Rio Boat Show 2025

A Marinha do Brasil (MB) participa da 26ª edição...