Senac Vernáculo ingressa no Pacto Global da ONU

Data:

O Departamento Vernáculo do Senac acaba de dar um passo importante em sua jornada de compromisso com a sustentabilidade, ao ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil. A maior rede global de sustentabilidade corporativa – uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) -, visa mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio envolvente e combate à depravação.

Com a geração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global assumiu a missão de engajar o setor privado nesta novidade agenda, e o Senac, desempenado a essa visão, passa a integrar esse movimento global.

Em sua procura por um horizonte mais sustentável, o Senac já desenvolve diversas ações alinhadas aos ODS, e elencou alguns que mais conversam com sua estratégia:

• ODS 4 – Instrução de qualidade: oferta de cursos e programas de instrução profissional que promovem a inclusão social e a paridade de oportunidades; desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores que estimulam o pensamento crítico e a originalidade.

• ODS 8 – Trabalho decente e propagação econômico: formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país; promoção de práticas de gestão de pessoas que valorizam a variação e o reverência aos direitos humanos e trabalhistas.

• ODS 10 – Redução das desigualdades: ações que empoderam e promovem a inclusão social e econômica de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou exigência econômica.

• ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: implementação de práticas de gestão ambiental que visam a redução do consumo de recursos naturais e a geração de resíduos; desenvolvimento de projetos – porquê o Programa Ecos de Sustentabilidade -, que sensibilizam colaboradores e as comunidades para a preço do consumo consciente.

“A adesão do Senac ao Pacto Global da ONU reforça nosso compromisso com uma instrução transformadora e com a atitude sustentável, que é um dos nossos valores institucionais. Queremos formar profissionais que contribuam para um horizonte melhor, mais justo e menos desigual. Ao integrarmos essa rede, fortalecemos esses princípios e somamos forças com organizações de todo o mundo que adotam práticas de governança éticas e socioambientalmente responsáveis.” ressalta José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no progresso das metas e valores da ONU. Com mais de 21 milénio participantes, incluindo 18 milénio empresas e 3.800 organizações não empresariais, a iniciativa abrange 162 países. É a maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo. Ao aderir ao Pacto Global, as empresas se comprometem a reportar anualmente seu progresso em relação aos Dez Princípios, promovendo a transparência e incentivando a evolução jacente das práticas internas de sustentabilidade.

No Brasil, o Pacto Global da ONU foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede lugar do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Chuva e Saneamento, Provisões e Lavradio, Robustez e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Notícia. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais ou visite o website www.pactoglobal.org.br.


Fonte: DCIBER

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...