FAB inicia Inspeções de Segurança Operacional e AVSEC em 2025

Data:

 A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), deu início, em março, às inspeções de Segurança Operacional e de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC). A iniciativa visa garantir a conformidade e eficiência dos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e demais organizações ligadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

As inspeções seguem diretrizes do Programa de Segurança Operacional do Brasil (PSO-BR) e do Programa de Segurança Operacional Específico do Comando da Aeronáutica (PSO-COMAER). Esses processos estão previstos no Plano Anual de Inspeções da ASOCEA (PAI), cujos detalhes estão disponíveis nos sites INTRAER  e INTERNET. Os resultados dessas avaliações são essenciais para que o Brasil mantenha seu destaque no setor de transporte aéreo internacional, assegurando serviços de navegação aérea seguros e eficientes.

INSPCEA e Contrapartes no DTCEA-CFAs primeiras inspeções de 2025 ocorreram entre os dias 10 e 14/03, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins (DTCEA-CF), em Minas Gerais (MG), e na unidade da NAV Brasil no Aeroporto de Vitória (DNB-VT), no Espírito Santo (ES). Para este mês, estão previstas outras quatro inspeções de Segurança Operacional, de um total de 56 programadas ao longo do ano. Somadas às 20 inspeções AVSEC previstas, o número total de avaliações em 2025 chegará a 76.

“Sinto-me orgulhoso por iniciar essas inspeções e cumprir a missão de garantir a aplicação rigorosa das normas do órgão regulador. Dessa forma, contribuímos para que o Brasil permaneça no Grupo 1 da Organização da Aviação Civil Internacional, da Organização das Nações Unidas”, destacou o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves.

INSPCEA e Contrapartes na DNB-VTEssas inspeções verificam o cumprimento das normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e seguem diretrizes estabelecidas pela Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) nº 121-13/2021 e pelo Manual do Comando da Aeronáutica (MCA) nº 121-5/2021. Durante o processo, os Inspetores do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) analisam evidências físicas, documentais e analíticas apresentadas pelos órgãos inspecionados.

“O início desse ciclo de inspeções, após a atualização dos protocolos, motiva nosso efetivo e os INSPCEA de diversas organizações militares da FAB. Temos a certeza de que estamos contribuindo para a manutenção dos altos índices de segurança da aviação que o Brasil conquistou”, ressaltou o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Bruno Morelo Rocha.

Fotos: ASOCEA



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Operação Atlas 2025: Brasil realizará maior exercício militar conjunto do ano na Amazônia

Com foco em logística e interoperabilidade, as Forças Armadas...

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...