Belém (PA) – Na manhã desta quarta-feira (21), o Estado-Maior do Comando Militar do Setentrião (CMN) recebeu representantes das principais instituições de ensino, segurança e forças armadas para uma reunião de integração. O objetivo do encontro foi apresentar o Noção Operacional do evento, que ocorrerá no mês de maio, em Belém.
Durante a reunião, foram discutidos os principais detalhes sobre a organização do seminário, incluindo a definição de metas, estratégias e a logística necessária para prometer o sucesso do evento. O Dirigente do Estado-Maior do CMN, Gen Santana Netto, apresentou a estrutura das atividades, o formato das palestras, além de evidenciar a preço da colaboração entre as diferentes instituições envolvidas para a troca de experiências e o fortalecimento das ações de segurança e resguardo no contextura da Amazônia Brasileira.
O Comandante Militar do Setentrião, Gen Vendramin, enfatizou a relevância do evento para a promoção de um envolvente de diálogo e integração entre as forças de segurança, resguardo e as instituições acadêmicas, com o intuito de aprofundar o entendimento sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela região Setentrião do Brasil, além de promover soluções inovadoras para a segurança pública e vernáculo. “Nós precisamos despertar o interesse dos estudantes sobre a preço da margem equatorial, da Foz do Amazonas, do Atlântico Setentrião, que são pautas relacionadas a Amazônia e envolve a proteção e integridade do nosso território. A partir deste Seminário, queremos provocar debates sobre estes assuntos e esperamos gerar uma mentalidade nos jovens de hoje, e futuros profissionais amanhã, para que formem uma volume sátira que possa gerar reflexos positivos no horizonte, no contextura da segurança e resguardo da Amazônia”, destacou o Comandante.
O Seminário de Segurança e Resguardo é uma iniciativa pioneira do Comando Militar do Setentrião e tem uma vez que objetivo estreitar a cooperação entre as diferentes esferas organizacionais e comunidade acadêmica, promovendo um envolvente de tirocínio reciprocamente e desenvolvimento de soluções conjuntas para os desafios da segurança na região.
Estiveram presentes na reunião o Vice-Almirante Salgueirinho, Comandante do 4º Província Naval, e o Major-Brigadeiro do Ar Avellar, Comandante do I COMAR; Ualame Machado, Secretário de Estado de Segurança Pública e Resguardo Social; representantes de instituições de ensino superior, o Prof Dr. Gilmar Pereira da Silva, Reitor da UFPA, junto com os professores Izabela Jatene e Durbens Promanação. O Prof Dr. Carlos Pontífice, Reitor da UEPA, também marcou presença, assim uma vez que o Prof Dr. Éden Ferreira e a Profª Drª Marina Pantoja, ambos da UNAMA. Da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra estavam o presidente Mário Martins, o Desembargador Gursen de Miranda e Jorge Menezes.