Belém (PA) – A capital paraense se prepara para sediar um dos maiores eventos globais sobre o clima, a 30ª Conferência das Partes (COP-30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), em novembro deste ano. Diante da dificuldade logística e da premência de uma atuação coordenada, o Comando Militar do Setentrião (CMN) realizou a primeira “Reunião do Grupo de Trabalho COP-30 – Agências”, reunindo representantes de diferentes órgãos públicos e forças de segurança, nesta segunda-feira (24).
O encontro teve uma vez que principal objetivo promover a integração de esforços para prometer um suporte eficiente às operações da COP-30. Aliás, destacou-se a valia da coordenação convergente e oportuna das atividades e eventos, evitando sobreposições e otimizando recursos.

Membro do Comitê Estadual da COP30, Brenda Maradei, assessora da Vice-Governadoria do Pará, fez uma breve apresentação sobre o evento e a atual situação de infraestrutura da cidade para receber a COP-30.
Outro ponto fundamental abordado foi a premência de uma gestão eficiente e antecipada dos diversos aspectos logísticos e operacionais, garantindo que a infraestrutura de segurança esteja plenamente funcional durante a conferência. O General Nagy, Director do Núcleo de Coordenação de Operações do CMN, destacou que esses encontros serão constantes, pois “a colaboração entre agências, órgãos e Forças Singulares será importante, fortalecendo os laços institucionais e permitindo uma resposta expedito e integrada a qualquer cenário durante a COP-30”.