Marinha, Polícia Militar e Bombeiros lançam novo curso para jornalistas no Rio de Janeiro

Data:

A Marinha do Brasil (MB), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), lançou o Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate e de Emergências (CCJACE), na manhã de ontem (27), na Fortaleza de São José, no Centro do Rio de Janeiro. O curso contou com o apoio da empresa Condor Tecnologias Não Letais e a participação de dezenas de profissionais de imprensa, presencialmente e online.

As inscrições para o CCJACE seguem abertas. Os profissionais de imprensa interessados podem mandar nome, veículo e telefone até o dia 16 de abril para o e-mail [email protected]. Cabe ressaltar que a inscrição não garante vaga no curso, uma vez que as vagas são limitadas. A relação com os nomes dos selecionados será divulgada oportunamente.

Durante o evento, foram realizadas apresentações do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga; do Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni; da empresa Condor Tecnologias Não Letais e de representantes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

“Acho muito importante ter esse tipo de iniciativa, essa parceria entre jornalistas e Forças Armadas e eu gostaria de futuramente também nascesse uma parceria de conteúdo para nos inserirmos nas atividades que vocês fazem, por exemplo, na Amazônia e nas operações dos Fuzileiros Navais”, afirmou a jornalista Valéria Saccone, da TV internacional France 24.

O Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate e de Emergências (CCJACE) será realizado no Centro de Operação de Paz e Humanitárias de Caráter Naval (COpPazNav), no Complexo Naval da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 30 de junho e 4 de julho, das 8h às 17h. O curso é gratuito, já que a Marinha fornecerá hospedagem, transporte e alimentação. Para quem é de fora do Rio de Janeiro o único custo são as passagens.

“A coletiva de hoje foi importante para dar um gostinho do que virá a ser o curso. Eu tentei participar da primeira edição e não consegui, estou na expectativa para participar desse. E agora o curso está mais incrementado, pois terá outras forças de segurança, a polícia militar, os bombeiros. Imagino que vai ser um curso bem completo e que vai trazer essa vivência do trabalho de campo durante uma operação. Isso é bem importante para o trabalho jornalístico, principalmente aqui no Rio de Janeiro”, afirmou o jornalista Rodrigo Gomes, do SBT Rio. “Importante também a gente conhecer por dentro a Marinha, ter essa proximidade. É uma iniciativa muito boa e durante a coletiva de lançamento do curso a gente pôde conhecer o que vai ser um pouquinho do curso e a expectativa já é grande”, complementou.

Ao final da coletiva de imprensa, os jornalistas foram conduzidos para o Pátio Almirante Maximiliano, na Fortaleza de São José, onde foi realizada uma demonstração operativa da atuação dos Fuzileiros Navais e de práticas que serão realizadas no curso.

Os alunos terão aulas de primeiros socorros, técnicas de negociação, armamento, munições e seus efeitos, ameaça Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), medidas básicas de proteção individual, progressão em áreas com explosivos improvisados, progressão em área urbana, prática de rapel, montagem de acampamento, pista de acuidade visual, análise de risco, segurança pessoal e conduta em situações de detenção e cativeiro, embarque em navio da Marinha e missão simulada.

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...