FAB firma contrato para desenvolvimento de Radar Além do Horizonte

Data:

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), oficializou nessa terça-feira (01/04), durante a 15ª LAAD Defence & Security 2025, um contrato com a empresa brasileira IACIT Soluções Tecnológicas para o desenvolvimento do Radar Além do Horizonte OTH 0200 Skywave.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades da FAB, incluindo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; e o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

Este contrato representa um avanço significativo para a soberania tecnológica do Brasil, consolidando a IACIT como a única empresa nacional a desenvolver e fabricar essa tecnologia avançada. “Este contrato reforça o compromisso da IACIT com o avanço da tecnologia de defesa no Brasil. O Radar OTH 0200 Skywave representa um grande salto para a segurança nacional, permitindo vigilância contínua e em tempo real em áreas estratégicas. Estamos orgulhosos de liderar esse projeto inovador que fortalecerá a autonomia tecnológica do pais”, destacou Luiz Teixeira, CEO da IACIT.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, destacou a importância da assinatura do contrato para o Brasil e para a Força Aérea Brasileira. “É a primeira vez que usamos a modalidade de uma Encomenda Tecnológica para aquisição de um radar para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Para o DECEA, irá contribuir para aumentar a vigilância aérea e a capacidade de dar uma pronta-resposta no caso de uma ameaça ou invasão ao nosso espaço aéreo. Fará também com que o DECEA contribua cada vez mais para a missão da Força Aérea que é manter a soberania de nosso País e, principalmente, garantir a segurança da nossa sociedade”, disse.  

Para o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Javoski, a aquisição e desenvolvimento deste radar é de suma importância para o fortalecimento da base industrial de defesa e, sobretudo, pelo conhecimento desenvolvido. “O novo sistema radar proporcionará maior segurança do controle do espaço aéreo e da vigilância da Amazônia”, salientou. 

Tecnologia de ponta para a defesa nacional

O Radar OTH 0200 Skywave destaca-se por sua capacidade de detectar alvos a milhares de quilômetros de distância, ultrapassando a linha do horizonte. Utilizando ondas refletidas na ionosfera, a tecnologia permite vigilância contínua de vastas áreas oceânicas e do espaço aéreo.

Com essa inovação, o Brasil se junta a um seleto grupo de países que dominam essa tecnologia, ampliando a capacidade de monitoramento das fronteiras e do espaço aéreo. Além disso, o radar é essencial para identificar aeronaves voando a baixas altitudes em áreas não cobertas por sistemas convencionais, fortalecendo a defesa nacional contra possíveis ameaças.

Sobre a CISCEA

Criada em 23 de julho de 1980, a CISCEA é uma organização subordinada ao DECEA que tem por missão promover a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), além de outras iniciativas de interesse do Comando da Aeronáutica. Além disso, atua na modernização de sistemas já implantados, garantindo a evolução contínua do controle do espaço aéreo brasileiro.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias