ICEYE apresenta soluções SAR para defesa e vigilância territorial na LAAD 2025 –

Data:

A ICEYE, referência global em satélites de radar de abertura sintética (SAR), marca presença na LAAD Defence & Security 2025 com um portfólio robusto voltado à inteligência estratégica e ao monitoramento territorial. De 1 a 4 de abril, a empresa finlandesa — que desde 2020 atua no Brasil — apresenta no estande I-82, no Pavilhão 3 do Riocentro, suas soluções de última geração para aplicações de defesa, segurança e resposta a desastres.

A tecnologia SAR permite observar a superfície da Terra em qualquer condição climática e durante o dia ou a noite, oferecendo vigilância persistente e dados em tempo quase real. Segundo a ICEYE, esse diferencial é decisivo para operações de inteligência, monitoramento de fronteiras, vigilância marítima, proteção ambiental e resposta a catástrofes naturais, como enchentes — um dos destaques do portfólio apresentado.

A empresa também apresenta sua capacidade de fornecer constelações SAR completas, com operação compartilhada ou dedicada pelos clientes, e modelos flexíveis de aquisição de dados e serviços — uma estratégia pensada para atender as necessidades específicas de forças armadas e agências governamentais da América Latina.

“O Brasil representa um mercado estratégico, com alta demanda por dados confiáveis para defesa, vigilância ambiental e proteção de infraestruturas críticas. Nosso objetivo é ampliar a colaboração com a Base Industrial de Defesa brasileira e fomentar parcerias tecnológicas sustentáveis a partir do território nacional”, destaca a equipe executiva da ICEYE.

Desde seu primeiro lançamento em 2018, a empresa já colocou 48 satélites SAR em órbita, com planos de lançar mais 20 unidades até 2026. No Brasil, a ICEYE participa do Projeto Lessonia, em parceria com o Governo Federal, voltado à ampliação da capacidade de monitoramento espacial do território nacional com sensores SAR.

Com foco na formação de um ecossistema espacial ativo e autônomo, a ICEYE busca estabelecer um “círculo virtuoso” no Brasil, contribuindo com know-how, transferência de tecnologia e expansão das aplicações civis e militares do imageamento por radar.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...