EMGEPRON lança SUPPRESSOR 7 na LAAD Defence & Security

Data:

A EMGEPRON, empresa estratégica da Marinha do Brasil, escolheu a 15ª edição da LAAD Defence & Security para realizar o pré-lançamento oficial da embarcação autônoma de superfície SUPPRESSOR 7, consolidando sua atuação no desenvolvimento de sistemas navais avançados com elevado conteúdo tecnológico nacional.

O USV SUPPRESSOR 7 é uma plataforma não tripulada de múltiplo emprego, projetada para operações de guerra de minas, guerra antissubmarino, vigilância marítima e patrulhamento em águas restritas, além de permitir aplicações civis em monitoramento ambiental, levantamento hidrográfico e segurança de infraestruturas offshore. O sistema foi desenvolvido com foco em eficiência operacional, redução de riscos humanos e custo-benefício em missões complexas.

Durante a feira, os visitantes poderão conhecer de perto o mock-up em tamanho real do SUPPRESSOR-X, demonstrador de tecnologias aplicadas ao SUPPRESSOR 7, que já foi testado com sucesso em 2023, durante o Exercício de Guerra de Minas (MINEX) da Marinha do Brasil.

Com 7,2 metros de comprimento e capacidade de ultrapassar 24 nós de velocidade, o SUPPRESSOR 7 incorpora radares, sonar multifeixe, câmera PTZ, 3D LiDAR e ROV, além de ser operado remotamente por uma estação de controle móvel multiplataforma (MOB) — instalada em navio-mãe ou base terrestre — com até quatro operadores em container padrão de 20 pés.

Um dos grandes diferenciais do sistema é o conceito de operação stand-off, no qual os operadores, a partir de uma estação remota, podem controlar a navegação, sensores e sistemas embarcados, minimizando a exposição de pessoal a ambientes hostis.

Com alto índice de nacionalização, o SUPPRESSOR 7 reforça o compromisso da EMGEPRON com a soberania tecnológica e com o desenvolvimento de soluções com aplicação dual, atendendo tanto às demandas das Forças Armadas quanto às necessidades do setor civil em áreas estratégicas de segurança marítima e pesquisa.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...