Exército reforça preparo físico de tropas que integrarão o exercício internacional CORE 25

Data:

Garanhuns (PE) – O treinamento físico operacional, aplicado na preparação das tropas da Força de Prontidão do Exército Brasileiro antes de grandes operações, é uma atividade fundamental para garantir a eficiência física dos militares no combate. Com o objetivo de preparar as tropas brasileiras que atuarão no Exercício CORE 25 (Combined Operations and Rotational Exercises – 2025), uma comitiva do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), acompanhada de um Oficial de Ligação do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), realizou o treinamento físico operacional e avaliações físicas nas tropas do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), em Garanhuns (PE), entre os dias 24 e 29 de março.

O 71º BI Mtz é uma das unidades especializadas que integrará o CORE 25 e, para garantir uma participação eficaz nesse treinamento de grande escala, a tropa está intensificando sua preparação com instruções especializadas, alinhamento de técnicas e procedimentos. O objetivo é assegurar que os militares estejam altamente capacitados para operar em cenários dinâmicos e complexos, além de reforçar o preparo físico da tropa.

De acordo com o Capitão Sanderson de Mello Godinho, pesquisador do IPCFEx, a avaliação realizada teve como objetivo verificar a condição física inicial dos militares do 71ºBIMtz, visando alcançar o estado de preparação completo da Força de Prontidão para essa tropa do Exército Brasileiro, que participará do exercício. Outras duas etapas – intermediária e de certificação – ainda ocorrerão ao longo do ano, antes do CORE 25. “Com o panorama inicial da condição física dos militares, poderemos, quando necessário, realizar intervenções no âmbito da capacitação física, para que esses militares consigam desempenhar melhor as tarefas de combate fisicamente exigentes”, explicou o pesquisador.

CORE 25

O CORE 2025 integrará os exércitos Brasileiro e dos Estados Unidos em um grande exercício combinado no semiárido brasileiro. O objetivo será elevar a interoperabilidade entre as forças, compartilhando experiências doutrinárias, técnicas, táticas e procedimentos em ambientes áridos/semiáridos. A operação, que será realizada no bioma Caatinga, reforçará os laços históricos entre os dois países e fortalecerá a integração e cooperação histórica entre os exércitos.

A edição deste ano ocorrerá nas cidades de Petrolina (PE) e Lagoa Grande (PE), no período de 1º a 14 de novembro de 2025.

Fonte: Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...