Energia e inspiração marcam Olímpiadas na Escola Preparatória de Cadetes

Data:

Uma semana incrível, marcada por superação, camaradagem e espírito desportivo define a OLIMESCO, Olimpíada Escolar da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Em sua 75ª edição, a tradicional competição esportiva envolve as três Companhias de Alunos da Escola, a Águia (1ª Companhia de Alunos), a Leão (2ª Companhia de Alunos) e a Pantera (3ª Companhia de Alunos), e ocorre desde 1951. A semana de 31 de março a 4 de abril contou com onze modalidades desportivas: atletismo, basquetebol, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, tiro, triatlo militar, voleibol e xadrez. A competição visou à integração e à disputa sadia de práticas desportivas entre os alunos, incluindo ambos os sexos. Inspiração não faltou, com a presença de atleta olímpica!

Espírito de corpo

A pira olímpica foi acesa no dia 31 de março, durante a abertura oficial da 75ª OLIMESCO. O Coronel Flavio Eduardo Brandalise, Comandante da EsPCEx, presidiu a cerimônia e, na oportunidade, falou sobre a relevância do evento para fortalecer o espírito de corpo e os laços de união e camaradagem entre os alunos, destacando a importância da disciplina e do espírito desportivo nas competições.

Foto: Escola Preparatória de Cadetes do Exército

As campeãs da vez

Na intensa disputa pela superação de limites e na busca pelo melhor resultado, a 1ª Companhia levou a melhor, sendo declarada campeã da 75ª OLIMESCO. Dentro das modalidades, a Águia garantiu a primeira colocação no atletismo, futebol, orientação e tiro; a Pantera, no judô, natação, triatlo militar e voleibol; e a Leão, no basquete, esgrima e xadrez.

Foto: Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Inspiração na campeã olímpica de judô

O Vice-Presidente da Comissão de Desportos do Exército, Coronel Marcelo, e a 3º Sargento Técnico Temporária Beatriz Souza, campeã olímpica de judô e integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Exército estiveram na atividade. Eles fizeram palestras inspiradoras, compartilharam suas experiências e destacaram a importância do esporte na formação do militar e do cidadão. A presença da Sargento Beatriz Souza foi especialmente motivadora para os alunos da EsPCEx, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a trajetória de uma atleta de elite e entender os desafios e conquistas de sua carreira no judô.

Além das palestras, a campeã olímpica conduziu uma clínica de judô com os atletas da EsPCEx, proporcionando ensinamentos técnicos e reforçando a importância da disciplina, dedicação e espírito de equipe. A atividade foi de grande relevância para os alunos que se preparam para a NAE (Naval, Aeronáutica e Exército), a tradicional competição entre as escolas das três Forças Armadas.

Por meio dessas atividades e da presença de personalidades inspiradoras, o Exército Brasileiro busca incentivar o esporte e formar militares cada vez mais preparados, física e mentalmente, para os desafios da carreira. “O esporte tem um papel fundamental na vida do militar. Ele desenvolve não apenas a parte física, mas também atributos como liderança, disciplina e resiliência”, destacou o Coronel Marcelo em sua fala aos alunos.

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...