FAB terá oportunidade para mulheres na Infantaria pela primeira vez

Data:

Aeronáutica abre 50 vagas para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para o ano de 2026

Pela primeira vez na história, a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu vagas para mulheres na especialidade de Infantaria na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP).

As inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026) da Aeronáutica para o ano de 2026 estão abertas no período de 07/04/2025 a 28/04/2025 (até as 9h do último dia, horário de Brasília) e deverão ser realizadas no site.
https://www.fab.mil.br/ingresso/afa/afa2026.html

São 50 vagas no total, destinadas a candidatos de ambos os sexos, incluindo também, de maneira inédita para as candidatas, o Curso de Infantaria (CFOINF).

Mulheres na Intendência

Em 1996, um grupo de mulheres ingressava pela primeira vez como Cadetes Intendentes na AFA. Em 2021, após 25 anos de serviço, elas foram promovidas ao posto de Coronel Intendente da FAB.

Mulheres na Aviação

Em 2003, ingressaram as primeiras Cadetes Aviadoras na AFA. Atualmente, elas ocupam o posto de Major. Entre as integrantes da primeira turma, está a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, primeira mulher a assumir o Comando de uma Unidade Aérea em janeiro deste ano.

Foto: Sgt Batista/CECOMSAER

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...