IMAE promove capacitação para profissionais de saúde da FAB

Data:

O Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) realizou, entre os dias 31/03 e 04/04, no Rio de Janeiro (RJ), o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (CAPH 2025). O objetivo foi capacitar profissionais de saúde da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuarem com excelência em emergências pré-hospitalares, especialmente em situações de risco e ambientes operacionais.

Com uma carga horária intensiva, o curso reuniu 34 alunos e 28 instrutores vindos de diversas Unidades da FAB, como a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), os Grupos de Saúde de Santa Cruz (GSAU-SC) e de Anápolis (GSAU-AN), o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), o Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), o Hospital Central da Aeronáutica (HCA), o Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e o próprio IMAE. Entre os participantes estavam médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e técnicos em radiologia.

A programação foi elaborada com base em protocolos internacionais e doutrinas militares atualizadas, integrando teoria e prática em um ambiente de aprendizado intenso e realista. Os alunos se aprofundaram em temas como avaliação primária e secundária de vítimas, controle de hemorragias, imobilizações, ventilação em campo, atendimento a queimados e atuação em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV).

Um dos momentos mais marcantes foi o simulado de IMV, que reproduziu um acidente com ônibus, com direito a fumaça, explosões e múltiplas vítimas. A ideia era colocar os participantes frente a frente com um cenário de alta complexidade, exigindo raciocínio rápido, tomada de decisão sob pressão e trabalho em equipe. Além disso, estudos de caso, debriefings e discussões técnicas completaram a experiência e reforçaram o aprendizado coletivo.

A experiência prática foi intensa e transformadora, capacitando os alunos a tomar decisões rápidas e seguras — algo essencial para a atuação em missões reais. Para os participantes, o curso proporcionou um aprendizado diferenciado e relevante. “Saí da faculdade há dois meses e posso dizer com segurança que o CAPH me preparou mais do que todo o ensino sobre primeiros socorros que tive até então. O curso elevou minha confiança de três para oito em uma escala de 0 a 10”, afirmou o Aspirante a Oficial Bruno Cunha Sanchez, do IMAE.

O Tenente Jesse Paixão de Almeida, do GSAU-SC, destacou a abordagem prática do curso, que superou suas expectativas. “Achei que o curso seria mais teórico, estilo faculdade… mas fui surpreendido positivamente por uma abordagem prática, operacional e extremamente realista. Fui exposto ao estresse e isso fez toda a diferença”, disse. “O curso é 10/10 no quesito imersão. A estrutura faz com que a gente se desligue das preocupações do dia a dia e mergulhe completamente no aprendizado. É impossível sair igual ao que entrou”, completou a Sargento Karen Mello dos Santos, também do GSAU-SC, quanto à imersão proporcionada pelo CAPH.

O CAPH 2025 também evidenciou o papel estratégico da capacitação preparando os profissionais para atuarem em acidentes aeronáuticos, catástrofes naturais, operações conjuntas e situações de calamidade pública, além de fortalecer a integração entre as diversas especialidades da área de saúde.

O Curso contribuiu de forma decisiva para a elevação da prontidão e da capacidade de resposta da Força Aérea Brasileira. A excelência técnica da capacitação, somada ao elevado engajamento dos participantes, evidencia o papel estratégico do IMAE no fortalecimento da atuação da Saúde Militar no contexto operacional, consolidando sua missão institucional de preparar profissionais prontos para salvar vidas em qualquer cenário.

Fotos: IMAE



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...