As campeãs mundiais e líderes do ranking, Duda Lisboa e Ana Patrícia Ramos, foram eliminadas nas quartas de final do Elite16 de Saquarema, etapa brasileira da Beach Pro Tour 2025, circuito mundial de vôlei de praia organizado pela Volleyball World. A derrota veio após um confronto acirrado contra as alemãs Svenja Müller e Cinja Tillmann, com parciais de 21/16, 15/21 e 17/15.
Jornada até as quartas de final
Antes da eliminação, Duda e Ana Patrícia demonstraram mais uma vez por que são consideradas uma das duplas mais fortes do mundo. Na sexta-feira (11), venceram duas partidas decisivas: primeiro, contra as francesas Clémence Vieira e Aline Chamereau, por 2 sets a 1 (19/21, 21/15, 15/6), e depois contra as norte-americanas Terese Cannon e Megan Kraft, novamente por 2 a 1 (18/21, 21/15, 15/12).
Conhecidas como “rainhas do terceiro set”, as brasileiras mostraram resiliência e técnica em jogos equilibrados, mas acabaram superadas pelas alemãs em um tie-break decidido nos detalhes.

Atletas militares: a força do alto rendimento no Brasil
Duda e Ana Patrícia não são apenas estrelas do vôlei de praia mundial, mas também militares do Exército Brasileiro, integrantes do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa. A iniciativa tem como objetivo apoiar atletas de elite com estrutura, preparação física e estabilidade, possibilitando que representem o país tanto no esporte quanto nas Forças Armadas.
Outro exemplo de destaque no torneio foi a jovem dupla brasileira formada por Thâmela Coradello, militar da Marinha do Brasil, e Victoria Lopes, também atleta do Exército Brasileiro. Elas avançaram para as semifinais após uma vitória convincente sobre as letãs Tina Graudina e Anastasija Samoilova, por 2 sets a 0 (21/19, 21/11).

A presença de quatro atletas militares entre as melhores duplas do torneio reforça a importância do investimento das Forças Armadas no esporte de alto rendimento e no desenvolvimento de talentos olímpicos.
Brasil avança também no masculino
No torneio masculino, o Brasil também conquistou vaga nas semifinais com a dupla Pedro e Renato, que venceu os irmãos argentinos Tomas e Nicolas Capogrosso por 2 sets a 1 (21/19, 12/21, 15/11). O resultado anima os torcedores e mostra o equilíbrio das forças brasileiras tanto no feminino quanto no masculino.
Expectativa para as finais
As semifinais e finais do Elite16 de Saquarema ocorrem nesta tarde de sábado (12) e domingo (13), na arena montada no Campo de Aviação, tradicional palco do vôlei de praia nacional. Os jogos serão transmitidos ao vivo pela plataforma VBTV, com cobertura global e expectativa de casa cheia para a definição dos campeões.
Foto capa: https://en.volleyballworld.com/
Editorial Defesa TV