FAB intercepta aeronave do tráfico em rota do Peru para o Brasil

Data:

Uma aeronave bimotor oriunda do Peru foi interceptada neste domingo (13/04) por caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), após ingresso não autorizado no espaço aéreo nacional. A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a Polícia Federal (PF) e com apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), vinculado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

O avião, modelo Seneca e prefixo PT-RBC, entrou no Brasil por volta das 9h da manhã e foi detectado pelos radares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).

Seguindo os protocolos de policiamento do espaço aéreo brasileiro, os pilotos da FAB adotaram as medidas coercitivas de averiguação, como o reconhecimento à distância e interrogação, seguidas de medidas de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota.

Após a persistência do comportamento irregular, o bimotor desceu e colidiu com o solo em uma área remota próxima a margem do rio São Manoel, divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará.

Um helicóptero de resgate H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi acionado para transportar agentes da Polícia Federal responsáveis pelas Medidas de Controle no Solo (MCS), que resultaram na prisão de dois cidadãos bolivianos e na apreensão de pacotes com substância análoga à maconha, encontrados nas proximidades da aeronave. A ação ocorreu em uma região de difícil acesso, nas imediações da Aldeia Ariramba, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará. Os suspeitos e o material apreendido foram levados sob custódia até a cidade de Alta Floresta (MT).

A interceptação faz parte da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro por meio de ações coordenadas entre a FAB e órgãos de segurança pública.

Texto: Coronel Pedra e Tenente Johny Lucas  / COMAE e CECOMSAER

Foto: Arquivo CECOMSAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...