CMN realiza seminário para 400 pessoas

Data:

Belém (PA) – Com a proximidade da COP-30, que colocará a capital paraense em evidência mundial, a proteção e a defesa da Amazônia são pautas prioritárias para o Comando Militar do Norte (CMN). Com o objetivo de debater a temática, o Exército, em parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas promove nos dias 6 e 7 de maio o “I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30”, para 400 pessoas, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.

O evento será dividido em quatro mesas temáticas, que destacam o emprego e a integração das forças armadas na soberania e proteção da Amazônia e a solução nos desafios de segurança e defesa da região. Além de militares com vasta experiência na temática, participam dos debates pesquisadores das universidades, representantes do Ministério da Defesa, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e outras autoridades.

No primeiro dia da programação será abordado o emprego singular das forças armadas na Amazônia Oriental, com ações voltadas especificamente para a questão da defesa e proteção da faixa de fronteira. No segundo dia, os temas estarão voltados para segurança, aquilo que estará mais relacionado ao dia a dia do cidadão. O Secretário de Segurança do Estado e professores doutores irão palestrar com mediadores que estudam a temática.

O I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental é voltado para estudantes e profissionais que atuam na área de segurança. Os 400 cadastros disponibilizados no site para participação foram preenchidos. O credenciamento no primeiro dia, que garante a vaga, iniciará às 7h30. O evento será transmitido pelo canal do CMN no YouTube.

De acordo com a organização do evento, a intenção é buscar traduzir para a sociedade paraense a importância dos debates, para que a COP deixe não somente o legado daquilo que está sendo construído, mas que efetivamente deixe um pensamento rico de soluções que possam viabilizar o crescimento sócio econômico da região.

Diante da limitação de lugares no local do evento, a pré-inscrição online não garante acesso ao teatro, sendo necessário o CREDENCIAMENTO NO LOCAL, considerando a ordem de chegada, para preenchimento das vagas.

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias