A Escolha de Curso na formação do futuro líder da Força Terrestre

Data:

Resende (RJ)- No dia 4 de fevereiro de 2025, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ocorreu um dos momentos mais simbólicos da trajetória profissional dos futuros Oficiais do Exército Brasileiro.

Realizada no Teatro General Leônidas, a Cerimônia de Escolha de Cursos reuniu 368 Cadetes do 2º ano, dos quais 15 são de Nações Amigas. Foram 335 vagas para o segmento masculino e 33 para o segmento feminino.
Nesta ocasião, os cadetes escolheram a Arma, Quadro ou Serviço no qual labutarão no prosseguimento de suas carreiras como militar.
No início da solenidade, o Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, ressaltou, aos novos “calouros”, a importância do evento, inclusive relembrando seu tempo como cadete do 2º ano.
A partir daí, por meritocracia, individualmente, cada um dos cadetes escolheu entre os Cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico. Os Cadetes da Turma 200 anos do Marechal Deodoro da Fonseca, que elegeram suas especialidades este ano, concluirão a formação no final do ano 2027.
“A poucos minutos de escolher minha Arma, sinto-me honrado neste momento. Cada marco na formação, amadurecemos muito”, salientou o Cadete Prietto, que escolheu o Curso de Cavalaria.
Logo após a efetivação da escolha, os cadetes foram recepcionados pelos militares mais antigos, sendo, a seguir direcionados para seus respectivos Cursos.
A formação dos Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro é realizada em cinco anos, com o 1º ano na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, e mais quatro anos na AMAN, no sopé do Pico das Agulhas Negras.

Confira como foi a transmissão ao vivo da Escolha de Cursos no Canal Vem Ser Cadete. ACESSE

.

Fonte: Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias