ASOCEA celebra 16 anos com solenidade no Rio de Janeiro

Data:

  A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), Organização Militar de Assessoramento Direto ao Comandante da Aeronáutica, celebrou, no dia 30/04, seu 16º aniversário com uma solenidade militar realizada no Rio de Janeiro. A cerimônia foi presidida pelo Subcomandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, e contou com a presença do Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves.

Durante a cerimônia, foram entregues os prêmios de Graduado Padrão e Praça Padrão. A Sargento Especialista em Sistemas de Informação Bianca Antunes de Freitas da Silva recebeu o título de Graduado Padrão, enquanto o Soldado de Primeira Classe Mateus Sebastião de Souza do Nascimento o foi agraciado como Praça Padrão. Essas distinções são concedidas aos militares que se destacam por suas qualidades e méritos, sendo definidos por voto direto de todo o efetivo. A escolha leva em consideração atributos como disciplina, respeito, hierarquia, responsabilidade, comprometimento, lealdade, qualidade no trabalho e apresentação pessoal.

“É uma honra muito grande receber esta homenagem diante da minha família, nesta Unidade Militar composta por excelentes profissionais”, destacou a Sargento Bianca Antunes.

Na sequência, foi entregue o Prêmio ASOCEA 2024, que reconhece os Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e Organizações do Comando da Aeronáutica que se destacaram na formação, treinamento e promoção da saúde do pessoal operacional, com base nos resultados das inspeções realizadas pela ASOCEA, entre outras premiações.

Ao final da cerimônia, o Subcomandante do III COMAR impôs Medalhas Militares em reconhecimento aos bons serviços prestados. A Medalha de Ouro, com passador de ouro, foi concedida ao Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, pelos mais de 30 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB). Já a Medalha de Prata, com passador de prata, por mais de 20 anos de serviço, foi entregue à Sargento Especialista em Serviços de Informações Aeronáuticas Juliana Teixeira da Matta Xavier e ao Sargento Especialista em Serviços Administrativos Victor da Costa Aguiar.

Criada com o objetivo de atender a um requisito de auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), a ASOCEA tem como missão realizar a vigilância normativa sobre os Provedores de Serviço de Navegação Aérea integrantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Estiveram presentes, ainda, o Diretor Técnico da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAE), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, o Subdiretor de Cultura do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, bem como convidados civis e militares.

Sobre a ASOCEA

Criada pelo Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, e regulamentada pela Portaria GABAER nº 508/GC3, de 17 de maio de 2023, a ASOCEA tem por missão assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relacionados à segurança dos Serviços de Navegação Aérea. Suas atribuições incluem coordenar e controlar as atividades de inspeção no tocante à segurança operacional e à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, além de gerenciar os Programas de Vigilância da Segurança Operacional e da Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita nos Serviços de Navegação Aérea.

Fotos: ASOCEA



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias