Militares conhecem o mais sobre o Programa Mecenas

Data:

Belém (PA) – O Comando Militar do Norte (CMN) recebeu, em Belém (PA), a visita do Coronel Pantoja, Gerente do Programa Mecenas, coordenado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). A vinda do oficial teve como objetivo principal a apresentação do Programa Mecenas, iniciativa voltada à preservação e valorização do patrimônio histórico-cultural da Força Terrestre.

Durante sua estada, o Coronel Pantoja proferiu uma palestra voltada a militares e civis, destacando os objetivos e a importância do programa para o fortalecimento da memória institucional do Exército Brasileiro. O apoio é feito com base na Lei 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet, na qual possibilita às pessoas físicas destinar até 6% do Imposto de Renda Devido a projetos culturais, aprovados pelo Ministério da Cultura. “É importante conscientizar o público interno do rico patrimônio histórico e cultural que o Exército Brasileiro possui e, ainda apontar uma solução inteligente de preservação desse patrimônio por intermédio do direcionamento de parte do seu imposto de renda em projetos culturais de interesse da Força, valendo-se da Lei de Incentivo à Cultura, sem gastar nada”, destacou.

Aproveitando a oportunidade, o Cel Pantoja conheceu as instalações do Espaço Cultural do CMN, onde pôde observar de perto os trabalhos desenvolvidos na região Norte em prol da preservação da história militar. A visita fortaleceu os laços entre os órgãos e abriu possibilidades para futuras parcerias voltadas à difusão do patrimônio cultural do Exército.

 

Source link

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias