Brigada Aeromóvel realiza Assalto Aeromóvel e Conquista de Aeródromo na Operação Perseu

Data:

Cruzeiro (SP) – Como parte da Operação Perseu, a Brigada de Infantaria Aeromóvel realizou um Assalto Aeromóvel com a conquista de aeródromo, na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba.

A ação tem como objetivo deslocar, por meio de aeronaves, tropas adestradas e equipadas, visando à conquista de regiões do terreno e/ou destruição de forças ou instalações inimigas. Neste caso, desejava-se a conquista de um aeródromo.

O apoio aéreo foi realizado pelo Comando de Aviação do Exército, com o emprego de 25 aeronaves dos modelos Fennec AvEx, Pantera K2, Cougar e Jaguar, deslocando cerca de 500 militares da Força-Tarefa Ipiranga para o cumprimento da missão.

O General de Brigada Igor Lessa Pasinato, comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel, destaca a importância do treinamento e preparo ao longo do ano de instrução para capacitar os militares a realizarem a atividade.

“Para a Brigada, é o grande coroamento de um ano inteiro de instrução. A Brigada de Infantaria Aeromóvel passou o ano se adestrando e se preparando justamente para este momento. Esse é o evento mais importante do ano para nós”, completou.

Sobre a Operação PERSEU

Maior exercício conjunto das Forças Armadas em 2024, a Op Perseu tem como objetivo adestrar as tropas aptas a serem empregadas em missões de defesa da pátria, cooperação e coordenação com agências e, quando necessário, apoio à política externa, com presteza, flexibilidade, eficácia e efetividade.

A Op Perseu possui grande valor estratégico por ser realizada no maior escalão do Exército Brasileiro – Comando do Teatro de Operações), aprimorando a pronta resposta estratégica, por meio do adestramento do deslocamento estratégico/concentração.

O exercício, realizado no contexto das operações de multidomínio, englobando todas as capacidades de emprego das Forças, será executado em condições mais próximas possíveis da realidade do combate, empregando a tropa no terreno real, aplicando a doutrina militar vigente dentro de um quadro tático de combate no amplo espectro.

fotos: Sd Oliver

Fonte: CMSE – Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias