Corpo de Fuzileiros Navais promove XXV Salão de Artes Plásticas

Data:

A Marinha do Brasil (MB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Belas Artes, realizou nesta terça-feira (17) o XXV Salão de Artes Plásticas do Corpo de Fuzileiros Navais. O evento aconteceu no Museu do CFN, na Fortaleza de São José, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), e teve como objetivo estimular e difundir as artes plásticas, além de promover a interação entre militares, artistas civis e sociedade e a participação de artistas com deficiência.

A exposição incluiu pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e artes decorativas, que contemplaram dois temas: os “400 anos da Fortaleza de São José” e o “Corpo de Fuzileiros Navais”, abordando aspectos paisagísticos, história, tradições e atividades dos Fuzileiros Navais. O evento contou, ainda, com demonstrações ao vivo de artistas com deficiência.

O Salão de Artes Plásticas do Corpo de Fuzileiros Navais acontece desde 1994, de forma bianual. “Já é a segunda vez que participo deste salão e com esse enorme prazer de participar dos 400 anos da Fortaleza. Eu pintei uma das obras, como um dos artistas convidados da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, que retrata a fachada da Fortaleza com as cores do Brasil refletidas em holofotes. É uma grande homenagem ao Brasil e ao Corpo de Fuzileiros Navais”, revela o artista paulistano Gonçalo Borges.

O evento premiou as melhores obras de cada tema conforme critérios de avaliação do júri, composto pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Belas Artes, Márcio Verde; pelo Professor da Sociedade Brasileira de Belas Artes, José de Arimatéia dos Santos Sousa; e pela Museológa do Centro Cultural dos Correios, Roseane Silva Novaes.

“É uma honra imensa estar nessa parceria com a Marinha e com o Corpo de Fuzileiros Navais, sempre incentivando essa exposição, que eu quero que continue”, afirmou o Presidente da Sociedade Brasileira de Belas Artes, Márcio Verde.

Houve também a premiação para a categoria “Hors Concours”, cujo vencedor foi o paranaense Saulo Luiz Ogier Pfeiffer. “Foi a primeira vez que atuei com a minha vertente artística para a Marinha. Apenas pelo fato de participar e ter a obra selecionada já seria uma honra e motivo suficiente para vir aqui, mas a surpresa veio quando minha obra foi premiada. A obra é intitulada de ´Das ruínas à Esperança´ e faz uma menção à Revolta da Armada, quando a Fortaleza (de São José) foi gravemente danificada e com união foi reconstruída. Traz uma ideia de união, reconstrução e resiliência”, explicou.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Cuidado com fraudes: Exército alerta para falsos processos seletivos e certificados militares

O Exército Brasileiro emitiu um alerta à população sobre...

O inverno chegou: como a preparação familiar pode evitar tragédias durante ondas de frio no Brasil

No imaginário coletivo brasileiro, o inverno raramente é visto...

Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste conclui levantamento hidrográfico do Rio Paraguai

Após 54 dias, o Centro de Hidrografia e Navegação...