Forças Armadas iniciam planejamento de exercício militar com foco em prontidão, integração e defesa da Amazônia — Ministério da Defesa

Data:


Brasília (DF), 30/6/2025 –
 As Forças Armadas deram início, nesta segunda-feira (30), à fase de planejamento da Operação Atlas, exercício militar conjunto que será realizado na região Norte do país. Coordenada pelo Ministério da Defesa, a operação reúne Marinha, Exército e Aeronáutica em um esforço integrado para aprimorar a logística, a mobilização e a prontidão operacional na Amazônia. A abertura oficial ocorreu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), com a presença de autoridades militares e civis.

.

Nas próximas duas semanas, os militares terão o papel de planejar o deslocamento estratégico dos meios operativos, tanto fluviais, terrestres e aéreos, como o de pessoal, até a região Amazônica, oriundas de todas as partes do Brasil. Além da aplicação de recursos humanos e materiais, haverá ainda, orientações para a execução operacional tática, do emprego de tropas, embarcações, veículos blindados e helicópteros, além da formação da estrutura de comando e controle da missão, da análise de cenários e problemas simulados.

O exercício contemplará três etapas, sendo a primeira o “Planejamento Integrado”, de 30 de junho a 10 de julho, com a participação de cerca de 200 militares das áreas de planejamento, inteligência, logística, operações especiais, de defesas cibernética e Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (NBQR).

O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, ressaltou sobre a importância do planejamento estratégico para execução das ações conjuntas dos militares, em prol da Defesa do país, da segurança da população e da proteção da Amazônia, missão constitucional das Forças Armadas. “A Operação Atlas não é apenas mais um exercício de adestramento conjunto. É uma demonstração inequívoca de nossa capacidade de adaptação a cenários globais dinâmicos e complexos, de nossa prontidão e, também, da qualidade de resposta a qualquer desafio que se apresente, aprimorando ações integradas, validando táticas e doutrinas conjuntas em ambientes complexos e de difícil acesso”, enfatizou.

Hisaac_Gomes-MD_(4_de_4).jpg
.

 

A abertura do exercício contou com a presença do Chefe de Operações Conjuntas (Choc), Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; do Chefe de Assuntos Estratégicos (CAE), Almirante de Esquadra Paulo César Bittencourt Ferreira; do Chefe de Logística e Mobilização (Chelog), Marcelo Arantes Guedon, e do Assessor Internacional do Ministério da Defesa, Embaixador Flávio Marega, ambos do EMCFA, dentre outras autoridades.

Forças Integradas na Defesa da Amazônia 

A segunda fase da Operação, “Deslocamento Estratégico”, ocorrerá de 27 setembro a 1º de outubro, quando os meios operativos e de pessoal se deslocarão para a região do exercício. Já a última, a do “Exercício no Terreno”, será de 2 a 7 de outubro, quando as Forças Armadas colocarão em prática as operações táticas, com atividades integradas em ambiente fluvial, terrestre e aéreo.

Clique e saiba mais sobre a Operação Atlas.

Por Helena L’acosta
Fotos: Isaac Gomes

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

 

Fonte: Ministério da Defesa

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Cuidado com fraudes: Exército alerta para falsos processos seletivos e certificados militares

O Exército Brasileiro emitiu um alerta à população sobre...

O inverno chegou: como a preparação familiar pode evitar tragédias durante ondas de frio no Brasil

No imaginário coletivo brasileiro, o inverno raramente é visto...

Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste conclui levantamento hidrográfico do Rio Paraguai

Após 54 dias, o Centro de Hidrografia e Navegação...

Campanha “Vem pra Marinha” aproxima jovens da carreira naval

A Marinha do Brasil (MB) adota uma nova abordagem...