A-29 Super Tucano da AAF em fuga cai no Uzbekistão, tripulantes sobrevivem.

blank
Imagens Top News UZTG e Uzbekistan MoD.

Uma aeronave da Força Aérea Afegã caiu no Uzbequistão na noite de 15 de agosto. Nenhuma vítima foi registrada e egundo as imagens, a aeronave era um A-29B Super Tucano, da Força Aérea Afegã.

De acordo com o chefe do serviço de informação do Ministério da Defesa do Uzbequistão, os detalhes do incidente estão sendo estudados. Nenhum outro comentário foi fornecido ainda.

A aeronave teria caído no distrito de Sherabad, na região de Surkhandarya, no sul do país, perto da fronteira com o Afeganistão.

De acordo com informações fornecidas pelos pilotos para jornalistas locias, outros pilotos e pessoal de aviação estão tentando fugir para países vizinhos mas ainda sem contato com as autoridades ou com seus colegas.

De acordo com informações preliminares, pelo menos um piloto ficou ferido. Algumas fontes relataram que dois militares afegãos foram levados a um hospital na cidade de Termez depois de serem ejetados.

blank blank

Desde o início do avanço do Taleban pelo Afeganistão, os soldados afegãos foram forçados a cruzar as fronteiras com os países vizinhos várias vezes para escapar dos militantes terroristas islâmicos.

Em 15 de agosto, 84 soldados afegãos cruzaram a fronteira com o Uzbequistão, pedindo ajuda. O marechal afegão Abdul Rashid Dostum estava entre eles. Ele deixou o país depois que a cidade de Mazar-I-Sharif, capital da província de Balkh, foi capturada pelo Talibã. Mazar-I-Sharif foi o último reduto do governo no norte do Afeganistão.

Em meio ao caos em curso no Afeganistão, pode-se supor que a aeronave caiu sobre o território do Uzbequistão quando os militares afegãos tentavam fugir do país que agora está sob o controle do Taleban.

  • Com informações Top News UZTG e Uzbekistan MoD via redação Orbis Defense Europe.