A história dos pioneiros do Correio Aéreo Nacional

A história do Correio Aéreo Nacional (CAN), tem início com os tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, da então Aviação Militar, que decolam do Campo dos Afonsos (RJ), em 12 de junho de 1931 para uma viagem histórica.

A bordo de um avião Curtiss “fledgling”, matrícula K-263, levam a primeira mala postal do Correio Aéreo Militar (CAM) – duas cartas precisam chegar a São Paulo. Era a concretização do sonho de um grupo de pilotos, liderados pelo então major Eduardo Gomes.

Para entender o que isso significou à época, é necessário voltar no tempo para saber o que era voar nesse período.

Os pilotos não tinham os modernos equipamentos de navegação de hoje, voavam com as referências do solo e enfrentavam as variações meteorológicas, a falta de comunicação e as limitações de autonomia de combustível, entre outros problemas.

Também viajavam bem perto dos obstáculos naturais contra os quais poderiam colidir. O que era para durar pouco mais de três horas, na verdade, terminou com mais de cinco horas de voo.

Quando chegaram a São Paulo, já com as luzes da cidade acesas, os pilotos da primeira missão do Correio Aéreo não conseguiram localizar o Campo de Marte. A saída foi improvisar o pouso no Jockey Club do bairro da Mooca.

Pularam os muros, tomaram um táxi até o centro da cidade e entregaram o malote na estação central dos Correios. A partir daí, o país nunca mais foi o mesmo.

As linhas para outras regiões do Brasil abriram o interior para a aviação civil e militar – até então, as aeronaves voavam pelo litoral, aumentando as distâncias, para escapar dos perigos que habitavam o sertão, o cerrado e a floresta Amazônica brasileira.

As atividades do Correio Aéreo Francês e de aviadores das Linhas Aéreas Latécoère, depois Aéropostale, foram a inspiração para o Correio Aéreo Militar brasileiro. Aviadores como Jean Mermoz, Henri Guillaumet e Antoine de Saint-Exupéry provaram que atravessar o Mediterrâneo e o Atlântico em um serviço postal não era impossível.

A ideia era criar diversas rotas com destino a lugares isolados do Brasil. Os militares estavam convencidos de que o avião de correspondência que chegava a determinada cidade obrigava a respectiva prefeitura a fazer um campo de aviação. Logo, outras localidades procurariam, por certo, fazer a mesma coisa a fim de receber as mesmas vantagens. Assim, as cidades também se modernizariam com a chegada do CAM.

O CAM ganha novas rotas

Em novembro de 1931, o CAM iniciou a rota Rio-Minas Gerais. No ano seguinte, mesmo com a Revolução Constitucionalista, as linhas chegaram ao Mato Grosso e Paraná. Dois anos mais tarde, o Nordeste, com voos para Fortaleza, percorrendo e apoiando a população ribeirinha do São Francisco. Aviões Waco deram novo impulso ao CAM.

A malha de rotas chegou ao Sul do país em 1934, colocando Porto Alegre e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na lista de cidades atendidas pelo Correio Aéreo. No Mato Grosso, uma linha especial interligou as guarnições do Exército.

Ainda no mesmo ano, a Marinha criou o Correio Aéreo Naval, atendendo o litoral sul do Brasil, no trecho entre Rio de Janeiro e Rio Grande. Para concluir o projeto de integração nacional, em 1935, o CAM chegou, finalmente, à Amazônia.

No ano seguinte, os pilotos começaram a voar o primeiro roteiro internacional, para Assunção, no Paraguai. Em 1932, as linhas tinham 3.630 Km de extensão.

Os pilotos voaram nesse ano 127.100 Km, transportaram 17 passageiros e 130 quilos de correspondências. Sete anos depois, em 1939, o Correio Aéreo chegou 19,7 mil Km de linhas, 1,8 milhão de km percorridos, 542 passageiros e 65 mil Kg de carga transportada.

Criação do Ministério da Aeronáutica e transformação para Correio Aéreo Nacional

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de fevereiro de 1941, os serviços do CAM foram reunidos em um só, resultando no Correio Aéreo Nacional (CAN). Ao final desse ano, com apenas uma década de existência, o CAN operava 14 linhas e transportava mais de 70 toneladas de correspondência para diversos pontos do país.

Graças à visão de futuro, o Diretor de Rotas Aéreas da época, brigadeiro Eduardo Gomes, o Correio Aéreo adquiriu dinamismo necessário para superar as dificuldades geográficas, econômicas e estruturais.

Em 1943, a linha Tocantins, uma das mais importantes da primeira década do CAN, foi ampliada até a Guiana Francesa. Depois, surgiu a rota Rio-Bolívia. Em 1944, com a aquisição de 82 aviões C-47 Douglas, a recém criada Força Aérea Brasileira (FAB) expandiu ainda mais as linhas do CAN.

Esta expansão fez com que a FAB alcançassem o então território do Acre, Peru, Uruguai, Equador, Estados Unidos e Chile. Por muitos anos, a aeronave foi o principal instrumento de trabalho do Correio Aéreo.

Nos Anos 50, o CAN recebeu o importante reforço dos aviões-anfíbios Catalina para as linhas da Amazônia. Os aviões receberam a designação de C-10. Em 1971, o Ministério da Aeronáutica criou o Centro do Correio Aéreo Nacional (CECAN), para coordenar as atividades.

O CECAN é o órgão central do Sistema do Correio Aéreo Nacional (SISCAN). A instituição gerencia 24 postos do CAN e 19 Elementos CAN (nas localidades onde não há postos) espalhados pelo território brasileiro, sendo o responsável pela coordenação, controle e assessoramento técnico e normativo de toda estrutura de recursos materiais e humanos componentes do sistema.

Quer saber mais sobre o CAN e à Aviação de Transporte da FAB, clique aqui.

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