A maior doca flutuante PD-50 afundou durante a reparação do porta-aviões Almirante Kuznetsov

O maior dique flutuante  do mundo o PD-50, sofreu graves danos durante os reparos  do porta-aviões Kuznetsov a bordo, o único porta-aviões da Rússia foi danificado enquanto passava por reparos depois que a doca flutuante que o mantinha afundou na madrugada de terça-feira e um guindaste caiu sobre o convés.

O  Kuznetsov viu ação na campanha militar da Rússia na Síria em apoio ao presidente Bashar al-Assad com seus aviões realizando ataques aéreos contra as forças rebeldes.

O incidente ocorreu na 82ª fábrica de reparos navais na vila de Roslyakovo (região de Murmansk), ele estava sendo reformado e deveria voltar a funcionar em 2021, mas a julgar por outras revisões profundas de grandes e complexos navios de combate da era soviética, pode acabar demorando significativamente mais tempo, ainda mais depois do ocorrido.

Segundo os dados, durante o incidente, dois guindastes de torre caíram, um deles no convés do porta-aviões (foto abaixo). 

Maria Kovtun, a governadora de Murmansk, disse em um comunicado que uma operação de resgate foi lançada imediatamente e 71 pessoas foram evacuadas depois que a doca flutuante que segurava o navio começou a afundar.

O navio de guerra foi extraído com sucesso da doca antes de afundar completamente, disse ela.

Como resultado do acidente, há baixas entre a tripulação da doca, até o momento se tem conhecimento de cerca de três feridos, é possível que existam mortos, outra estava sumida – esta é a informação de Roslyakovo neste momento, onde uma operação de resgate está em andamento. 

Alexei Rakhmanov, chefe da United Shipbuilding Corporation, da Rússia, disse à agência de notícias Tass que o casco e o convés do navio foram danificados, embora o que ele chamou de partes de vital importância da embarcação não tenha sido prejudicado.

Yevgeny Gladyshev, porta-voz da fábrica de construção naval que operava a doca flutuante, disse que equipamentos não especificados foram danificados, mas que grande parte do convés havia sido poupada porque havia sido removida durante os reparos.

A doca flutuante foi atingida por uma queda de energia que fez com que as bombas de lastro desligassem e fazendo com que os tanques de água se enchessem rapidamente, levando ao afundamento, disse a fábrica.

Se partes do casco do Porta -Aviões estivessem abertas durante a inundação súbita, a reparação do navio poderia ser extremamente cara e demorada, alem dele provavelmente  ter afundado junto com o dique. Esses acidentes não são exclusivos da Rússia. Um evento súbito de alagamento de dique ocorreu em julho passado nos estaleiros NASSCO em San Diego. Felizmente ninguém foi ferido ou morto naquele incidente.  

Muitos vão ver isso como uma perda. Pessoalmente, vejo isso como uma saída para a Marinha Russa. Deveriam apenas dar baixa desse navio. Pois está consumindo recursos, mão de obra e tempo, deixando a Marinha Russa numa inércia, não progredindo e passando para novos projetos. 
Eles deveriam ter começado a trabalhar em um LHD (Landing helicopter dock)
para projeção de poder, eles têm algumas fragatas que podem fornecer uma boa defesa aérea e eles sempre parecem operar a uma distância próxima de bases terrestres, portanto não há necessidade de transportar um meio aéreo de prontidão rápida. 
Tal filosofia é  a mesma usada atualmente com  a base  do A-12 São Paulo e compra do A-140 PHM Atlantico, usar o LHD para projeção de poder junto a frota e sua frota de superfície menor por não necessitar prover defesa a um grande Porta-aviões. 

Por que eles estão continuando a empurrar esta velha bruxa está além de mim, mas eles têm projetos prontos para ir, se eles tivessem deixado isso! 

Se eles seguirem meu conselho simples, eles seriam mais capazes, eficazes e economizariam dinheiro.

Então, não se sabe realmente o estado do dique seco – o único de origem russa que pode acomodar o porta-aviões – qualquer dado também permanece desconhecido. Se estiver muito danificado, isso por si só poderia significar grandes problemas para o futuro do Kuznetsov , mas por mais motivo de orgulho que pratico, é certo que eles vão repará-lo e começar o ciclo novamente. Putin não pode estar prestando atenção a isso ou por sua reputação, ele teria demitido alguns envolvidos.

JG


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here