A Missão Médica Especial brasileira de caráter militar na Primeira Guerra Mundial

Na Primeira Guerra Mundial, o Brasil, após a Declaração de Guerra ao Império Germânico e em conformidade aos compromissos assumidos na Conferência Interaliada de Paris em 1917, enviou à França, em 16 de agosto de 1918, uma Missão Médica Especial com caráter militar. A missão foi criada com o intuito de manter um hospital temporário na zona de guerra para ajudar os serviços de saúde dos aliados. Este artigo pretende apresentar dados históricos sobre as causas que levaram o Brasil a enviar esta missão, sua organização, detalhes logísticos relativos ao seu deslocamento para o teatro de operações e o estabelecimento do hospital em solo francês. Particular atenção é dada ao impacto da gripe espanhola na Missão, aos resultados alcançados pela empreitada e o encerramento da missão e do hospital.

Autor: Carlos Edson Martins da SilvaContra-Almirante (RM1-Md). Chefe da Seção de Medicina de Combate da Academia Brasileira de Medicina Militar.

Leia o artigo completo https://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/navigator/article/view/554



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!