a progressão da carreira conquistada no Exército Brasileiro

Data:

Resende (RJ) – “A sensação de ver meu nome na lista de classificados é indescritível, uma mistura de emoção e alívio, que dificilmente se consegue expressar com palavras.” As palavras são do Soldado da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Pedro Augusto da Silva Leopoldino Soares, de 21 anos. Ele é o mais novo integrante do Corpo de Alunos da Escola de Sargento das Armas (ESA).
Após obter aprovação em um concorrido concurso público de âmbito nacional, o referido militar, a partir de 16 de fevereiro, irá se apresentar no 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB), localizado em Campo Grande – MS. Nesta Organização Militar, passará um ano de formação básica e, em seguida, irá para Escola de Sargentos das Armas, situada em Três Corações-MG, onde, após um ano de qualificação, completará sua formação, sendo promovido a 3º Sargento do Exército Brasileiro.
Para a tão nobre conquista, o Soldado Leopoldino estudou quatro anos. Após três tentativas, finalmente o sonho se tornou realidade.
“Durante esses anos de dedicação, o apoio da Academia Militar foi fundamental. Graças à estabilidade financeira proporcionada pela carreira de Soldado e o apoio da 3ª Seção do Estado-Maior Geral, onde trabalhei, consegui estudar enquanto participava dos eventos que realizávamos. Sempre me permitiram estudar durante as palestras e me incentivavam, dizendo que eu estava no caminho certo”, contou o Soldado Leopoldino.
Em 2025, foram mais de 1.100 candidatos aprovados. Homens e mulheres, de todos os rincões do país, que ingressarão em uma das mais tradicionais e respeitadas instituições do Brasil.

Fonte: Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...