ABIMDE assina Memorando de Entendimento com Câmara de Comércio Árabe Brasileira

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) assinaram no dia 10 de dezembro, um MOU (Memorandum of Undertanding) com o objetivo de potencializar as oportunidades de negócios geradas com a missão governamental à Arábia Saudita, ao Catar e aos Emirados Árabes, liderada pelo Presidente Jair Bolsonaro, em outubro.

O MOU foi oficializado pelo presidente da ABIMDE, Roberto Gallo e pelo presidente da CCAB, Rubens Hannun, dentro da programação do Seminário “Pós-Missão Presidencial aos Países Árabes: Oportunidades e Ações Futuras”, realizado na manhã dessa terça-feira. O evento contou com a presença de empresários do setor e representantes do Ministério da Defesa.

“É um novo marco na relação entre a Câmara Árabe, a ABIMDE e o Brasil. A visita do presidente Jair Bolsonaro foi fundamental para implementar essas relações e agora o papel da iniciativa privada, representada pela ABIMDE e pela Câmara Árabe, é o de tentar viabilizar parcerias estratégicas entre os países”, comenta Tamer Mansour, secretário-geral da CCAB.

Segundo o diretor do Departamento de Promoção da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa, General Luís Antônio Duizit Brito, a parceria assinada traz concretude às ações, ao estabelecer a possibilidade de uma missão comercial para, conjuntamente, atender os interesses dos países árabes e do Brasil.

“O MOU é o reconhecimento do Estado Brasileiro e dos Estados Árabes de que as empresas do setor de defesa estão abrindo fundos privados para operar, de forma bilateral. No caso de investimentos da indústria de defesa, o Estado tem que estar ciente que esse tipo de fundo vai entrar em negociações”, destaca o General Duizit.

Para o presidente da ABIMDE, a indústria de defesa sai fortalecida com essa iniciativa, com a abertura de novas possibilidades de expansão no mercado exterior. “O mercado do mundo árabe representa, provavelmente, nossa melhor oportunidade de crescimento e essa assinatura poderá gerar oportunidades estratégicas para nossas associadas. A parceria com a Câmara Árabe já vinha sendo trabalhada há pelo menos dois anos, pois eles são fundamentais para atingirmos nossos objetivos”, conclui Gallo.

A Missão Presidencial aconteceu no final de outubro, quando o Presidente Jair Bolsonaro viajou para os Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita, acompanhado por uma delegação empresarial e alguns ministros.

Durante a viagem, que contou com apoio da Apex-Brasil e Ministério das Relações Exteriores, foram assinados acordos em vários setores, desde isenção de vistos com o Catar até cooperação energética e em assistência mútua aduaneira com os Emirados. Na ocasião, a Arábia Saudita também anunciou a intenção de investir no Brasil.

  • Com informações da agência Rossi Comunicações