ABIMDE promove workshop sobre controle de sangramentos em conflitos armados –

Data:

Durante a LAAD Defence & Security 2025, a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) segue fortalecendo seu papel estratégico na promoção de conhecimento técnico e científico. Na próxima sexta-feira (4), o estande da associação sediará o workshop “Controle de Sangramentos Decorrentes de PAF/PAB em Zonas de Conflito”, com foco em um dos maiores desafios em ambientes operacionais: o controle rápido de hemorragias.

A atividade será conduzida por dois especialistas de peso: Dra. Rebecca Prata, biomédica e pesquisadora da Axio Biotechs, e Cleber Battisti Archer, diretor-executivo e gerente de projetos da Desmodus, empresa especializada em soluções médicas táticas. O objetivo é apresentar o modelo atualizado de coagulação sanguínea, proposto em 2016, que supera o paradigma de 1960 e oferece maior precisão na compreensão dos processos hemostáticos em situações extremas.

O controle imediato de sangramentos massivos é apontado como o fator mais crítico para a sobrevivência de combatentes e civis em cenários de conflito. A janela para ação pode ser inferior a 20 minutos, dependendo da gravidade da lesão. Neste contexto, o workshop abordará técnicas modernas e dispositivos inovadores que podem ser decisivos para salvar vidas antes mesmo da chegada de equipes médicas.

O evento é gratuito, aberto ao público da feira, e todos os participantes receberão certificado de participação. Além da programação técnica, brindes exclusivos serão distribuídos, incentivando a interação entre os presentes em um ambiente dinâmico e voltado à troca de experiências entre profissionais da defesa, segurança e saúde tática.

Serviço:
📍 LAAD 2025 – ESTANDE ABIMDE – Arena Tamandaré
📅 Sexta-feira, 4 de abril
📌 Hall 4 – Setor V-51 – Riocentro, Rio de Janeiro

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...