Abordando o Cenário do Coronavírus-José Ananias Duarte Frota- Cel BM ESG/CAEPE

Abordando o Cenário do Coronavírus

José Ananias Duarte Frota- Cel BM ESG/CAEPE

Princípio da Oportunidade

Preconiza que as informações devem ser produzidas e difundidas dentro de prazo que possibilite usa completa e adequada utilização. Afinal, a inteligência como produto é passível de rápido processo de deterioração diante do tempo. “Daí porque seu valor e utilidade dependem, essencialmente, da oportunidade com que seja elaborada e difundida aos destinatários e utilizadores, tendo em vista o planejamento das ações decisórias”.

 

Evento Futuro atual I

Casos de coronavírus que se espalham para fora da China ‘podem ser a faísca’ que se torna ‘fogo maior’, diz a Organização Mundial de Sáude-OMS

https://www.cnbc.com/2020/02/10/coronavirus-cases-outside-china-could-be-the-spark-that-becomes-bigger-fire-who.html

Autoridades da Organização Mundial da Saúde estão preocupadas com novos casos de coronavírus confirmados na França e no Reino Unido que foram transmitidos sem histórico de viagens para a China.

Cinco cidadãos britânicos contraíram o vírus na cidade alpina francesa de Contamines-Montjoie, informaram autoridades de saúde no domingo. Na segunda-feira, o Reino Unido afirmou ter confirmado novos casos relacionados a um britânico que foi a uma conferência em Cingapura.

O coronavírus, agora apelidado de COVID-19, é ‘inimigo público número 1’ e potencialmente mais poderoso que o terrorismo. A primeira vacina direcionada ao novo coronavírus pode demorar 18 meses e o surto pode acabar criando uma ameaça global potencialmente pior do que o terrorismo, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O novo coronavírus agora é conhecido como COVID-19. Mais de 1.000 pessoas morreram e mais de 43.000 pessoas foram infectadas. O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse a repórteres em Genebra que o atraso da vacina significava “temos que fazer tudo hoje usando armas disponíveis” e disse que a epidemia representa uma “ameaça muito grave”.

“Para ser sincero, um vírus é mais poderoso na criação de convulsões políticas, econômicas e sociais do que qualquer ataque terrorista”, afirmou Ghebreyesus.”Um vírus pode ter consequências mais poderosas do que qualquer ação terrorista.

Evento Futuro atual II

Coronavírus provavelmente agora ‘ganhando força’

Cordão internacional com vazamento pode significar equivalente à pior temporada de gripe nos tempos modernos

O número de casos confirmados do coronavírus Wuhan continua aumentando na China, dezenas de milhares doentios, com um número de mortos em mais de 1.000. Mas fora do gigante asiático os números continuam sendo uma fração disso, uma tendência que Marc Lipsitch de Harvard vê com suspeita. Lipsitch acha que é apenas uma questão de tempo até que o vírus se espalhe amplamente internacionalmente, o que significa que nações até agora levemente atingidas devem se preparar para sua eventual chegada em vigor e o que pode parecer a pior temporada de gripe nos tempos modernos. Lipsitch, professor de epidemiologia na Harvard T.H. A Escola de Saúde Pública Chan e chefe do Centro de Dinâmica de Doenças Transmissíveis da Escola, conversou com o Gazette sobre os desenvolvimentos recentes do surto e deu uma olhada no futuro.

Harvard expert says coronavirus likely now ‘gathering steam’

Evento Futuro atual III

O Laboratório Nacional de Los Alamos diz que R0 para #coronavírus # O valor COVID-19 provavelmente está entre 4,7 e 6,6! Se isso é verdade, estamos realmente olhando para um leviatã.

https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.02.07.20021154v1.article-metrics

O novo coronavírus (2019-nCoV) é um patógeno humano recentemente surgido que se espalhou desde janeiro de 2020. Inicialmente, o número reprodutivo básico, R0, foi estimado em 2,2 para 2,7. Aqui, fornecemos uma nova estimativa dessa quantidade. Coletamos casos individuais extensos relatórios e parâmetros-chave epidemiológicos estimados, incluindo o período de incubação. Integrando essas estimativas e dados de viagens e infecções humanas em tempo real de alta resolução com modelos matemáticos, estimamos que o número de indivíduos infectados durante o início epidemia dobrar a cada 2,4 dias, e o valor de R0 provavelmente ficará entre 4,7 e 6,6. Nós ainda mostramos que o rastreamento de quarentena e contato de indivíduos sintomáticos isolados pode não ser eficaz e cedo, são necessárias fortes medidas de controle para interromper a transmissão do vírus.

Conclusão abordando a Lei n° 11.631, de 27 de dezembro de 2007 – Lei de Mobilização Nacional

“São parâmetros para a qualificação da expressão “agressão estrangeira”, dentre outros, ameaças ou atos lesivos à soberania nacional, à integridade territorial, ao povo brasileiro ou às instituições nacionais, ainda que não signifiquem invasão ao território nacional” .

PORTARIA NORMATIVA 297/EMCFA/MD, DE 5 DE FEVEREIRODE 2015.

Aprova o Manual de Mobilização Militar -MD41-M-02(1aEdição/2015).

 

José Ananias Duarte Frota- Cel QOBM RR
Membro do Conselho Nacional  de Proteção e Defesa Civil-CONPDEC-SEDEC/MI
Assessor de Pesquisa e Estudos Técnicos do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil-CONGEPDEC
 
Não importa a direção do vento, o importante é ajustar as velas!(parafraseado)


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!